Edição do dia

Sábado, 9 de Dezembro, 2023
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens quebradas
23.8 ° C
27.1 °
22.9 °
88 %
3.1kmh
75 %
Sáb
24 °
Dom
23 °
Seg
24 °
Ter
26 °
Qua
21 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Política Chefe do Executivo promete manter apoios à população, mas ressalva que inflação...

      Chefe do Executivo promete manter apoios à população, mas ressalva que inflação não foi significativa

       

      O Chefe do Executivo tem tido encontros com várias associações para preparar as Linhas de Acção Governativa para 2024. Na terça-feira, encontrou-se com algumas das associações com mais peso no território: Moradores, a Associação Geral das Mulheres e Operários. No encontro com os Operários, Ho Iat Seng assegurou que no próximo ano os apoios à população são para manter, mas ressalvou que a inflação no território não foi significativa.

       

      Para preparar as Linhas de Acção Governativa (LAG) para o próximo ano, o Chefe do Executivo tem vindo a reunir-se com várias associações locais. Na terça-feira encontrou-se com três das associações com mais peso em Macau: A Federação das Associações dos Operários de Macau (FAOM), a Associação Geral das Mulheres de Macau e a União Geral das Associações dos Moradores de Macau.

      No encontro com Ho Iat Seng, Ho Sut Heng, presidente da FAOM, pediu que o Governo se focasse em cinco pontos ao longo do próximo ano financeiro: manutenção das medidas de benefícios à população e alívio da pressão na vida dos residentes; aperfeiçoamento das políticas e medidas laborais e assegurar o direito laboral dos residentes; optimização das várias medidas relacionadas com as condições de vida da população; reforço da capacidade de governação; e a fomentação da participação dos residentes na construção da Zona de Cooperação Aprofundada.

      Citado no comunicado do Governo divulgado ontem, o Chefe do Executivo assegurou que vai estudar as sugestões dos Operários, garantindo também que em 2024 irão ser mantidas as medidas de benefícios à população, mas “tendo em conta que os dados estatísticos mostram que a taxa de inflação em Macau não teve um aumento significativo”. Ho indicou que o Governo tem acompanhado de perto a evolução dos preços dos bens de consumo diário e alimentares.

      O Chefe do Executivo salientou também que o número de turistas tem aumentado, o que permitiu a vários sectores alcançarem “um certo desenvolvimento”. No entanto, esses sectores também enfrentam uma escassez de pessoal, especialmente na indústria de serviços hoteleiros, referiu, acrescentando que “o Governo tem incentivado os hotéis a prepararem de forma melhor recursos humanos para receber os turistas”.

      Por outro lado, a Associação Geral das Mulheres de Macau deixou sugestões que vão desde o desenvolvimento dos assuntos relacionados com as mulheres, medidas favoráveis às crianças, apoio às famílias, incentivo à natalidade, medidas benéficas à população, sistema de ensino, assuntos de idosos, crescimento económico, sistema de assistência médica, a integração de Hengqin e Macau, assuntos de trânsito e trabalhos de sensibilização jurídica.

      Ho Iat Seng também respondeu que irá ter em consideração as propostas da associação e assinalou que, “nos últimos anos, o Governo tem lançado várias medidas de incentivo à natalidade, as quais incluem o prolongamento da licença de maternidade, aumento do subsídio de nascimento, assim como a licença de paternidade, criando um ambiente favorável aos casais com intenção de ter filhos”. Elsie Ao Ieong, secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, referiu que “o Governo tem promovido activamente uma série de trabalhos de protecção dos direitos das mulheres, permitindo-lhes ter um maior espaço e plataforma para potenciarem os seus talentos, e participarem nos trabalhos do Governo”.

      Já a União Geral das Associações dos Moradores de Macau chamou a atenção do Governo para temas como os benefícios para a população, políticas de habitação pública e diversificação da economia. Ho reiterou que a diversificação da economia é “um ponto relevante da acção governativa”, e que as autoridades procuram lançar, o mais rápido possível, o Plano de Desenvolvimento da Diversificação Adequada da Economia, que visará clarificar o plano de desenvolvimento detalhado e impulsionar o desenvolvimento de pequenas e médias empresas.

      Além disso, “o Governo está determinado em resolver os problemas de habitação”, afirmou o governante, sublinhando que irá realizar, este ano, o concurso para habitação económica, publicar as informações sobre a ordem de classificação e arrendamento de residência para idosos e realizar os trabalhos da “habitação para a classe sanduíche”.

      Na terça-feira o Chefe do Executivo também se reuniu com representantes da Associação de Amizade de Membros da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês na Instância da Província de Macau, associação de Pang Chuan e Ma Chi Seng – deputados à Assembleia Legislativa nomeados pelo Chefe do Executivo. As sugestões da associação foram de foro económico e, por isso, a resposta veio de Lei Wai Nong, secretário para a Economia, que repetiu que “o Governo “irá promover eficazmente o desenvolvimento dos projectos do segmento não jogo, persistindo em organizar mais actividades diversificadas de turismo, cultura e desporto, com vista a explorar mais a fonte de turistas”.