Ontem, Li Yi, atleta de artes marciais da delegação desportiva da RAEM, arrecadou a medalha de ouro na 19.ª edição dos Jogos Asiáticos em Hangzhou. No dia anterior, Song Chi Kuan, outro atleta da RAEM tinha conseguido arrecadar a medalha de bronze na categoria masculina de Chang Quan, a mesma forma de arte marcial chinesa. O Chefe do Executivo felicitou pessoalmente toda a delegação de Macau.
A atleta de Wushu, Li Yi, de 31 anos, alcançou finalmente o ouro depois de nas duas edições anteriores dos Jogos Asiáticos ter trazido para Macau duas medalhas de prata na mesma prova. A vitória foi por margem apertada de 0,03 pontos contra a concorrente de Hong Kong, a atleta Liu Xuxu. Lei Wai confessou à TDM que esta conquista representa o ponto alto da sua carreira. Presente em Hangzhou para um programa de visita de quatro dias que incluiu a cerimónia de abertura dos jogos no dia 23, Ho Iat Seng pôde assistir pessoalmente à vitória de Li Yi. O Chefe do Executivo felicitou a atleta e a sua equipa pela vitória que “honra o nome da RAEM”, vincando que o resultado “impressionante obtido pela medalhada Li Yi, demonstra a dedicação e a persistência nos treinos intensivos ao longo dos anos”, um feito que “merece o orgulho de toda a população de Macau”.
À comunicação social, confessou que tanto ele como todos os residentes sentem “uma enorme alegria” com a conquista da medalha de ouro por Li Yi. O governante destacou que a atleta enfrentou outros concorrentes de alto nível, e que manteve um desempenho estável e de excelente nível durante as competições, o que no final garantiu a vitória na prova. O mesmo responsável elogiou o sacrifício pessoal dos atletas de Macau assim como o desempenho contínuo nos treinos, reconhecendo e incentivando o espírito de perseverança.
Ontem, depois da competição, o dirigente e a sua comitiva deslocaram-se à vila dos Jogos Asiáticos para um encontro com os membros da delegação desportiva de Macau, para lhes dar apoio e incentivo a alcançarem “ainda mais e melhores resultados, a tirar proveito das competições e das oportunidades como uma forma de intercâmbio com atletas de outros países e regiões”. Ho Iat Seng afirmou que o Governo da RAEM tem vindo “a apoiar com todo o esforço um maior desenvolvimento dos atletas locais, apostando inúmeros recursos para garantir a formação dos atletas ao longo das diferentes gerações”. O líder do Governo disse ainda que a segunda fase das obras do Centro de Formação e Estágio de Atletas será iniciada em breve, servindo como um trabalho preparatório para a organização em conjunto entre Guangdong, Hong Kong e Macau dos 15.ºs Jogos Nacionais em 2025.
Recorde-se que os Jogos Asiáticos em Hangzhou estavam agendados para 2022, mas devido à pandemia acabaram por decorrer apenas este ano. As provas decorrem até 8 de Outubro, com 40 modalidades desportivas, 61 disciplinas e 481 eventos. A delegação da RAEM é composta por mais de 180 atletas. Em 2018, Macau conseguiu conquistar cinco medalhas (duas de bronze, duas de prata e uma de ouro) nos Jogos Asiáticos que decorreram em Jakarta e em Palembang, na Indonésia. O Chang Quan – o Punho Cumprido – é um tipo de arte marcial mais conhecido como Wushu, que é um desporto olímpico. Proveniente do norte da China, é conhecido pelos seus impressionantes saltos e acrobacias agressivas.