Edição do dia

Sábado, 22 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
31.9 ° C
32.9 °
31.9 °
79 %
4.1kmh
20 %
Sáb
32 °
Dom
30 °
Seg
30 °
Ter
30 °
Qua
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeMacau e Zhuhai juntos na prevenção da tuberculose e apoios à saúde...

      Macau e Zhuhai juntos na prevenção da tuberculose e apoios à saúde mental

      A prevenção e controlo da tuberculose, os cuidados de saúde mental, doenças hepáticas e outros temas relacionados com a cooperação entre os Serviços de Saúde da RAEM e o ‘Zhuhai Third People’s Hospital’ foram os temas principais da reunião entre as duas entidades, que decorreu na passada quinta-feira em Macau. 

       

      O director dos Serviços de Saúde (SSM) do território e representantes do ‘Zhuhai Third People’s Hospital’ reuniram-se na quinta-feira passada, dia 20, para uma sessão de intercâmbio entre as duas entidades de cuidados de saúde, divulgaram ontem os SSM em nota. Durante o encontro, Alvis Lo defendeu que “existem muitos espaços para o intercâmbio e cooperação entre Zhuhai e Macau, através do qual podem ser encontradas oportunidades de cooperação entre os dois lados, concretizando a prevenção e controlo conjunto e a complementaridade mútua dos serviços médicos dos dois lados, a fim de promover o desenvolvimento saudável da Grande Baía”.

      Destacando os últimos dados da prevenção e controlo da propagação da tuberculose em Macau, o representante dos SSM fez saber aos seus colegas que a taxa de sucesso do tratamento de tuberculose na RAEM tem-se mantido num nível relativamente alto, e nos últimos 20 anos, a taxa média de sucesso do tratamento é de 94,4%, um valor “muito superior à taxa exigida pela OMS, que é de 85%”. Em 1998, havia 109,1 pacientes com tuberculose em cada 100 mil habitantes, e em 2022 este valor baixou para 44,4. Isto significa que em 20 anos, houve uma descida de 59.3%, e a cada ano, há uma redução de 4%. Alvis Lo vincou que o seu departamento vai continuar a reforçar as iniciativas educativas acerca da tuberculose, e “dar-se-á prioridade ao desenvolvimento da vigilância da tuberculose nos grupos de alto risco, e ao reforço da regulamentação da administração de medicamentos para a orientação e tratamento directo dos doentes”.

      Huang Mingxing, director do hospital em Zhuhai, por seu turno, falou da evolução histórica e deu a conhecer as funções específicas, características das especialidades médicas, e capacidade das actividades clínicas do hospital. Em particular, foi partilhada ainda a eficácia do programa educacional de prevenção e controlo da tuberculose nas escolas comunitárias intitulado “Escola sem tuberculose”. 

      Na reunião, ambas as partes trocaram ainda opiniões sobre a prevenção e controlo da tuberculose, a gestão da saúde mental e os trabalhos de gestão conjunta da doença hepática e doença diabética entre Zhuhai e Macau. As duas entidades chegaram a um consenso preliminar sobre controlo conjunto da tuberculose e a complementaridade dos recursos médicos de qualidade nos cuidados de saúde mental, esperando que, “no próximo passo, através de formas de cooperação mais concretas, e tendo como ponto de partida as disciplinas das indústrias características de ambas as partes, se consiga converter em conjunto os resultados teóricos em resultados científicos, servindo melhor os residentes de Zhuhai e de Macau, e contribuindo para o desenvolvimento de alta qualidade do sector de saúde na Grande Baía”, indicou ainda a nota.