Edição do dia

Terça-feira, 25 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nublado
33.2 ° C
33.2 °
33.2 °
78 %
5.2kmh
99 %
Ter
33 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioÁsiaPelo menos seis alegados insurgentes mortos pela Índia em Caxemira

      Pelo menos seis alegados insurgentes mortos pela Índia em Caxemira

       

      Pelo menos seis alegados insurgentes foram abatidos nas últimas 24 horas em duas operações das forças de segurança da Índia em Caxemira, disseram à agência EFE fontes oficiais indiana.

      Quatro supostos militantes morreram ontem durante um combate armado que começou na noite de segunda-feira no distrito de Poonch, na sequência de uma operação do Exército de Nova Deli, disse um oficial da polícia local sob anonimato.  De acordo com a mesma fonte, os mortos ainda não foram identificados, mas foram recuperadas “armas de grande calibre, duas pistolas e outros materiais”.

      Horas antes, efectivos do Exército da Índia e agentes da polícia neutralizaram uma “tentativa de infiltração” do Paquistão para Poonch, através da fronteira altamente militarizada que divide a região reclamada por Nova Deli e Islamabade.  Nestes incidentes morreram dois alegados insurgentes e foram recuperadas armas e munições, disse a mesma fonte.

      As autoridades indianas reforçaram a segurança nos distritos fronteiriços com o Paquistão após a morte de 10 soldados em ataques atribuídos a “rebeldes” nos passados meses de Abril e Maio.

      Os “rebeldes armados” que, segundo Nova Deli atuam sob o apoio de Islamabade, lutam há mais de três décadas pela independência total da região sendo que outros grupos apoiam a anexação no Paquistão.

      O conflito em Caxemira fez até ao momento 75 mil mortos, maioritariamente civis, de acordo com dados de organizações não-governamentais.  Segundo dados da polícia indiana “cerca de 200 insurgentes” morreram durante operações de segurança desde Janeiro.  O Paquistão reclama a soberania da região desde 1947, após a descolonização britânica.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau