Edição do dia

Segunda-feira, 17 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
27.9 ° C
29.9 °
27.9 °
94 %
4.6kmh
40 %
Dom
28 °
Seg
30 °
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolíticaGoverno vai revelar em breve plano quinquenal para diversificação da economia

      Governo vai revelar em breve plano quinquenal para diversificação da economia

      O plano que vai detalhar o rumo do Governo no âmbito da diversificação da economia da região até 2028 será revelado em breve, adiantou ontem o Chefe do Executivo na reunião do Conselho para o Desenvolvimento Económico. Ho Iat Seng explicou que o documento vai apresentar metas e projectos para o desenvolvimento de vários sectores, incluindo turismo e lazer, medicina tradicional chinesa, tecnologia nos cuidados de saúde, finanças modernas, alta tecnologia, MICE, cultura e desporto.

       

      O Chefe do Executivo anunciou ontem, na segunda reunião plenária do ano do Conselho para o Desenvolvimento Económico, que o Governo vai divulgar em breve o plano quinquenal para a diversificação da economia da região (2024-2028). Este documento vai apresentar metas e projectos de desenvolvimento detalhados para sectores como turismo e lazer, medicina tradicional chinesa, tecnologia nos cuidados de saúde, finanças modernas, alta tecnologia, MICE, cultura e desporto. O plano também vai dar orientações para o desenvolvimento das indústrias tradicionais de Macau.

      Para definir este plano, o Governo auscultou as opiniões sobre o plano dos delegados locais à Assembleia Popular Nacional e ao Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês. Segundo as autoridades, os membros do Conselho Executivo e da Assembleia Legislativa também deram as suas opiniões, bem como representantes dos vários sectores da comunidade, peritos e académicos.

      No discurso antes da reunião, Ho Iat Seng sublinhou aos membros do Conselho para o Desenvolvimento Económico a importância de colaborar com a comunidade local para acelerar a execução deste plano. Por outro lado, o Chefe do Executivo também assinalou que o Governo reviu os regulamentos administrativos que regem o Conselho para o Desenvolvimento Económico de forma a apoiar melhor a diversificação da economia.

      O Governo começa a pôr em prática uma estratégia de diversificação adequada da economia da região, a que as autoridades deram o título de “1+4”, que pretende desenvolver quatro indústrias-chave: ‘big health’, finanças modernas, conferências e exposições e cultura e desporto.

      No discurso proferido na ocasião, o Chefe do Executivo assegurou que o Governo irá promover activamente o desenvolvimento destas quatro indústrias “de modo a aumentar continuamente a dinâmica de desenvolvimento e a competitividade global da economia”.

      “A recuperação e o desenvolvimento da economia de Macau dependem do apoio e da participação de todos os sectores da comunidade, bem como dos seus conselhos e sugestões”, afirmou Ho Iat Seng no seu discurso, apelando a que a sociedade apresente as suas opiniões.

      O Chefe do Executivo considerou que 2023 é um ano “crucial” para o desenvolvimento económico de Macau. “Com a plena cooperação de todos os sectores da comunidade, a economia e a sociedade de Macau voltaram ao bom caminho este ano, com uma boa dinâmica de recuperação económica, um aumento significativo do número de turistas que visitam Macau e uma vitalidade renovada em todos os sectores, o que reforçou a confiança de todos os sectores da comunidade no desenvolvimento económico de Macau”, afirmou.

       

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau