Edição do dia

Terça-feira, 18 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
30.6 ° C
33.2 °
29.9 °
89 %
4.6kmh
40 %
Ter
31 °
Qua
31 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaArte portuguesa contemporânea e workshop de escultura este fim de semana no...

      Arte portuguesa contemporânea e workshop de escultura este fim de semana no hotel Artyzen

       

      A mostra de pintura e escultura contemporânea na galeria Amagao abre portas esta sexta-feira, dando a conhecer o trabalho de 14 artistas portugueses, entre os quais Abílio Febra, que está em Macau para dar um workshop de escultura nas imediações da exposição. Este sábado ou domingo à tarde vai ser possível aprender a fazer esculturas com arame e papier maché nos jardins do restaurante Naam, e usufruir também da piscina e resort do hotel Artyzen.

       

      Inaugura esta sexta-feira, dia 16, pelas 18h30, uma exposição de arte contemporânea portuguesa. Inserida no programa das celebrações do dia de Portugal e das comunidades portuguesas, a exposição estará patente na galeria Amagao, no lobby do hotel Artyzen, antigo Grand Lapa, até dia 6 de Agosto.

      Na exposição estão presentes obras de 14 artistas, entre eles Abílio Febra, José Luís Tinoco, Raquel Gralheiro e Victor Hugo Marreiros. Em declarações ao PONTO FINAL, José Isaac Duarte, promotor da exposição, esclarece que “pela natureza da associação e dos seus membros foi natural esta iniciativa se associar às comemorações do dia de Portugal”.

      Na galeria Amagao poderemos ver obras de pintura e escultura, numa “mostra alargada de trabalhos que se fazem contemporaneamente em Portugal”. José Isaac Duarte indica ainda que algumas obras pertencem a artistas de Portugal, e “fazem parte do espólio da própria galeria”, e outras peças “são da autoria de artistas portugueses de Macau”.

      Paralelamente, numa iniciativa complementar da abertura da exposição, este fim de semana também será possível participar num workshop de escultura com o conceituado escultor português Abílio Febra. Este sábado e domingo, 17 e 18 de Junho, entre as 14h30 e 18h30, os participantes deste workshop vão poder aprender a fazer esculturas abstractas com arame e papel machê. A actividade vai decorrer nos jardins Naam, no pátio exterior em frente ao restaurante tailandês do hotel Artyzen.

      José Isaac Duarte acredita que o workshop “valoriza a exposição e a celebração em que ela própria se integra”, acrescentando que esta é “uma oportunidade” para os participantes “despertarem a sua criatividade e aprender uma técnica relativamente simples” que mais tarde poderá ser desenvolvida. “Quem sabe se alguns descobrirão que têm talentos que desconheciam?”, brinca.

      O workshop começa com um acompanhamento pela parte do facilitador da concepção inicial da escultura de cada participante, para ver o que é possível concretizar consoante o material e tempo disponível. Como explica o organizador, “cada pessoa vai ser convidada a fazer um esboço daquilo que gostaria de fazer em termos de uma pequena escultura. O artista naturalmente ajudará a fazer aquilo que for mais viável”. Depois, “é um processo simples”: os participantes terão de elaborar “uma base de uma estrutura de arame que depois é preenchida com papier machê, com papel e com cola, e finalmente pintada”, indica.

      Com uma lotação máxima de 10 pessoas, a inscrição custa 930 patacas e inclui snacks e bebidas oferecidas pelo hotel, assim como dois passes para duas pessoas permanecerem no resort durante o dia.

      O representante da galeria Amagao sugere ainda que os participantes venham acompanhados de uma criança ou adolescente, e que este pode ser um bom programa para o dia do pai, a 18 de Junho. “Cada pessoa tem uma estação de trabalho. Nessa estação onde vão estar os materiais onde se pode desenvolver o projecto que se quer concretizar, se forem crianças ou jovens, podem vir com o adulto sem aumento do preço”.

      Para reservas e mais informações basta contactar a galeria Amagao através do número 68810170 ou do email .