Edição do dia

Segunda-feira, 17 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
28.1 ° C
29.9 °
27.9 °
94 %
3.6kmh
40 %
Seg
30 °
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeServiços de Saúde promovem Dia Mundial da Hipertensão

      Serviços de Saúde promovem Dia Mundial da Hipertensão

      As autoridades sanitárias do território vão realizar uma série de actividades de divulgação do Dia Mundial da Hipertensão através da divulgação abrangente das informações relativas a prevenção, teste e tratamento médico, com vista a reforçar os conhecimentos do público sobre a hipertensão e as suas complicações graves, anunciaram ontem os Serviços de Saúde em nota de imprensa.

      Segundo os dados disponíveis, em 2021, registaram-se mais de 9.400 casos de hipertensão nas instalações dos Serviços de Saúde e no Hospital Kiang Wu, dos quais cerca de 80% recebem serviços gratuitos de acompanhamento ou tratamento médico nos centros de saúde. Em 2022, registaram-se, respectivamente, o número total de 740 mil e 290 mil utentes do programa “A minha saúde depende de mim” no uso de medidor da pressão arterial e medidor de altura e peso. Para maior conveniência dos residentes, os Serviços de Saúde estão a planear a instalação de mais postos de auto-medição nos bairros comunitários durante o corrente ano.

      De acordo com as informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que, em todo o mundo, 1,28 mil milhões de adultos com idades compreendidas entre os 30 e os 79 anos sofrem de hipertensão, sendo que 2/3 dos quais vivem em países de baixo e médio rendimento. Estima-se que 46% dos doentes adultos não sabem que sofrem de hipertensão, 42% dos doentes adultos com hipertensão recebem diagnóstico e tratamento médico, e apenas 21% dos doentes adultos com hipertensão está sob controlo. A hipertensão é a principal causa de morte prematura a nível mundial e um objectivo global na área das doenças não transmissíveis é reduzir a prevalência da hipertensão em 33% entre 2010 e 2030.

      O tema deste ano é Medição Precisa, Controlo Eficaz, Longevidade (Measure Your Blood Pressure Accurately, Control It, Live Longer), com o objectivo de aumentar a consciência do público sobre os malefícios da hipertensão, prestar atenção ao seu controlo e promover junto das instituições médicas e das famílias o uso de equipamentos qualificados e métodos padronizados na medição precisa de pressão arterial, de modo a que o público possa conhecer a sua pressão arterial e os métodos de controlo da mesma, os profissionais de saúde e pessoal de enfermagem possam conhecer a pressão arterial de doentes, com orientações disponíveis de estilo de vida saudável e tratamento eficaz contra a pressão, prolongando a vida saudável.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau