Edição do dia

Segunda-feira, 17 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
28.1 ° C
29.9 °
27.9 °
94 %
3.6kmh
40 %
Seg
30 °
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaArk - Associação de Arte de Macau apresenta “Back to Basic” de...

      Ark – Associação de Arte de Macau apresenta “Back to Basic” de Pamela Chan  

      A exposição faz parte do programa “Quinteto de Arte” que pretende apresentar as exposições de cinco artistas locais sob a inspiração dos cinco elementos “Metal, Madeira, Água, Fogo e Terra”. O programa visa “mostrar a criatividade diversificada dos artistas em relação a cada um dos elementos através de uma infinidade de formatos e interpretações, além de impulsionar o intercâmbio artístico entre os artistas e o público através das mensagens transmitidas pelas obras de arte”.

       

      A Ark – Associação de Arte de Macau (AAMA, na sigla inglesa) apresenta, no próximo dia 13 de Maio no Cafe Voyage, a exposição de fotografia “Back to Basic” da artista local Pamela Chan, que “elabora o elemento ‘Terra’ com as suas criações através de instantâneos”.

      A exposição insere-se no programa anual da AAMA intitulado “Quinteto de Arte” que, entre Maio e Setembro, apresenta as exposições de cinco artistas locais sob a inspiração dos cinco elementos “Metal, Madeira, Água, Fogo e Terra”. O programa visa “mostrar a criatividade diversificada dos artistas em relação a cada um dos elementos através de uma infinidade de formatos e interpretações, além de impulsionar o intercâmbio artístico entre os artistas e o público através das mensagens transmitidas pelas obras de arte”.

      Explica a AAMA, em comunicado, que o conceito dos cinco elementos “remonta ao período dos Reinos Combatentes na China, onde era um sistema filosófico na ciência política”. “O confucionismo classificou todas as coisas no universo em cinco categorias com base nas suas características – Metal, Madeira, Água, Fogo e Terra – e mais tarde se referiu a eles como os cinco elementos. Este é um resumo abstracto dos cinco atributos diferentes de todas as coisas no universo”, pode ainda ler-se.

      Assim, Pamela Chan começa por invocar o elemento “Terra”, que representa estabilidade, lentidão, estabilidade e solidez, enfatizando a qualidade de vida e proporcionando um estado de conforto e tranquilidade. “Apesar de viverem na mesma terra e sob o mesmo céu, os humanos adoptam atitudes diferentes perante a vida. Nesta exposição, Pamela transmite a atitude face às suas raízes, uma vez que é nascida e criada na sua cidade natal, Macau, através do conceito criativo do elemento ‘Terra’”, refere o mesmo comunicado.

      A mistura da arquitectura chinesa e portuguesa, bem como o embelezamento de edifícios históricos e novos, apresentando perfeitamente a beleza do “Oriente encontra o Ocidente” através da mistura vibrante das culturas chinesa e ocidental, reflecte a coexistência dos moradores e sua história por trás. Neste ambiente urbano, Pamela “vagueia por todos os cantos da cidade velha, voltando ao básico da pátria fundamental, captando a textura e o tecido deste pequeno território”. De uma infinidade de azulejos portugueses, paredes antigas, esculturas meticulosas de edifícios antigos, caixilhos de janelas vintage à natureza próspera, cada captura reflecte a relação entre os humanos, o ambiente natural e todos os seres vivos. Através de diferentes cenas realistas, Pamela desperta a sensação de viver o presente, seguir o coração e viver com naturalidade”, sublinha a AAMA.

      Pamela Chan é actualmente a embaixadora cultural de Macau, directora-geral da Taipa Village e vice-presidente da Associação Cultural Taipa Village. Como contribuidora de arte e indústria, está empenhada em promover a cena artística, o património cultural e a coesão comunitária da vila da Taipa, de modo a posicionar esta área culturalmente rica como um dos principais destinos de estilo de vida. Nos últimos anos, tem-se dedicado a uma variedade de programas de arte, incluindo curadoria de exposições, produção e atividades de marketing relacionadas. Regularmente, actua como jurada, mentora e palestrante convidada para institutos designados e organizações do sector.