Edição do dia

Quinta-feira, 23 de Março, 2023
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
24.9 ° C
28.3 °
24.9 °
83 %
6.2kmh
40 %
Qui
25 °
Sex
24 °
Sáb
21 °
Dom
20 °
Seg
20 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Cultura Restaurantes da cidade por dentro e por fora, pela caneta de Adalberto...

      Restaurantes da cidade por dentro e por fora, pela caneta de Adalberto Tenreiro

      Expostos em cilindros panorâmicos que caem a partir do tecto, Adalberto Tenreiro mostra os desenhos que foi fazendo ao longo dos anos em restaurantes de Macau. Em “1983 Food . Space 2023″, o arquitecto mostra os desenhos do ambiente, do interior e do exterior dos espaços que frequenta habitualmente. A exposição na galeria 10 Fantasia está patente até dia 26 de Março.

      Adalberto Tenreiro inaugurou, no passado dia 4 de Março, a exposição “1983 Food . Space 2023″, na galeria 10 Fantasia. Na mostra, o arquitecto apresenta alguns dos desenhos que foi fazendo ao longo dos últimos 40 anos em vários restaurantes da cidade que frequenta. Os desenhos podem ser vistos até ao dia 26 de Março.

      A exposição proporcionou-se depois de ter surgido um convite por parte da curadora Meng Shu Shangyuan, responsável pela galeria que recebe agora os desenhos. A 10 Fantasia foi criada em Setembro de 2008, pretendendo ser um espaço artístico independente que mostra obras de criadores de Macau.

      No tecto da galeria, que fica na Calçada da Igreja de S. Lázaro, estão suspensos cilindros com os desenhos panorâmicos de Adalberto Tenreiro que retratam o interior e o exterior de vários estabelecimentos.

      Para o arquitecto que está em Macau há 40 anos, “é um prazer desenhar antes, durante ou depois de uma refeição”. Tenreiro contou ao PONTO FINAL que muitas vezes fica nos restaurantes a desenhar o que o rodeia. Senta-se à mesa e faz todos os desenhos à vista.

      A reacção por parte dos clientes e trabalhadores de cada espaço difere. Se há clientes e funcionários de restaurantes que já conhecem Adalberto Tenreiro pelo seu trabalho, há também os que ficam mais tímidos e que não gostam de ser desenhados.

      Num dos painéis, Adalberto Tenreiro desenhou o interior de um restaurante de ‘yum cha‘ na zona da Areia Preta. No papel vêm-se pelo menos 21 caras de pessoas que o arquitecto ia encontrando no espaço e o ambiente do estabelecimento, com comida e cozinheiros à mistura. O artista visitava o espaço uma vez por semana e desenhava uma cara de cada vez. Assim, o painel terá levado 21 semanas a ser desenhado. “E ainda não está terminado”, comenta, acrescentando depois que “faz parte do processo os desenhos nunca estarem terminados”. Aliás, explica Adalberto Tenreiro, muitos dos desenhos expostos na 10 Fantasia ainda não estão terminados.

      Adalberto Tenreiro, arquitecto de profissão, está em Macau desde 1983. “1983 Food . Space 2023″ é a terceira exposição em nome individual no território, apesar de já ter participado em várias exposições colectivas.

      Para breve, o artista tem pensada uma nova exposição, mas ainda não quer levantar o véu sobre os detalhes, confidenciando que pode ter a ver com azulejos, material sobre o qual se tem debruçado ultimamente.