Edição do dia

Quarta-feira, 19 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
30.9 ° C
32.9 °
30.9 °
84 %
5.1kmh
40 %
Qua
31 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °
Dom
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeProjecto da empreitada de protecção contra inundações em Coloane deverá ficar pronto...

      Projecto da empreitada de protecção contra inundações em Coloane deverá ficar pronto no próximo ano

      A garantia foi dada pelo director dos Serviços de Obras Públicas em resposta a uma interpelação do deputado Zheng Anting. Para além da função de protecção contra inundações, o novo dique foi também concebido para servir de espaço de lazer, disse ainda Lai Weng Leong.

      A Direcção dos Serviços de Obras Públicas (DSOP) revelou ao deputado da Assembleia Legislativa (AL) Zheng Anting que está em curso a elaboração do projecto da empreitada de protecção contra inundações e de drenagem na zona marginal do lado Oeste de Coloane, “prevendo-se que estes trabalhos sejam concluídos no próximo ano”.

      Lai Weng Leong respondeu desta forma ao parlamentar empresário que pediu ao Governo liderado por Ho Iat Seng “a resolução do problema das inundações na zona antiga de Coloane”.

      Para além da função de protecção contra inundações, explicou o director da DSOP, “o novo dique foi também concebido para servir de espaço de lazer, podendo a população passear ao longo da respectiva superfície”. “Serão realizadas, em simultâneo, intervenções que permitam valorizar a qualidade paisagística, no sentido de enquadrar, na direcção a Coloane, uma das margens do lago e, na direcção a Hengqin, uma das margens paisagísticas do canal, proporcionando, assim, uma nova paisagem à vila de Coloane”, referiu.

      O director dos Serviços de Obras Públicas sublinhou que, numa fase preliminar, “serão, essencialmente, realizadas intervenções de manutenção e de restauração no antigo dique existente ao longo da Avenida de Cinco de Outubro, no sentido de proteger e expandir a imagem histórica da vila de Coloane”, acrescentando que, neste momento, “foi tido em conta, na concepção, a criação de instalações de passadiço pedonal, miradouro, bem como instalações arborizadas acima dos diques”.

      Para descansar o deputado, Lai Weng Leong reiterou que “a DSOP realiza, periodicamente, vistorias conjuntas interdepartamentais, no sentido de avaliar o risco de derrocada dos taludes e das colinas de Macau, bem como apresentar propostas para a respectiva reparação, sendo que os trabalhos de reparação e manutenção dos taludes e dos terrenos públicos são da responsabilidade do Governo e os trabalhos de reparação e manutenção dos taludes e terrenos privados são da responsabilidade dos proprietários”.

      De igual modo, com o Instituto para os Assuntos Municipais (IAM) e o Laboratório de Engenharia Civil de Macau (LECM) na equação, têm vindo a ser realizadas “acções inspectivas e sondagens a todos os taludes de Macau, tendo em vista assegurar a estabilidade das colinas e taludes existentes em todo o território”. “Sempre que seja constatada a existência de anomalias nos taludes, o grupo de trabalho de Segurança dos Taludes estuda e apresenta, em conjunto, propostas para mitigar o efeito erosivo decorrente das águas pluviais, que inclui a estabilização do talude e a reformulação dos canais, colectores e condutas de água pluvial”, explicou Lai Weng Leong, referindo ainda que, no ano transacto, “o IAM concluiu as obras de reordenamento de taludes de três locais na zona de Macau e de nove locais na zona do Cotai”.