Edição do dia

Sábado, 20 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
trovoada com chuva
26.9 ° C
26.9 °
24.9 °
89 %
2.1kmh
40 %
Sáb
27 °
Dom
27 °
Seg
24 °
Ter
24 °
Qua
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeAvenida Almeida Ribeiro estará fechada ao trânsito para celebrar o Ano Novo...

      Avenida Almeida Ribeiro estará fechada ao trânsito para celebrar o Ano Novo Lunar

      A Avenida de Almeida Ribeiro vai estar fechada ao trânsito para receber o Ano Novo Lunar. Entre os dias 22 e 24 de Janeiro e 4 e 5 de Fevereiro, a Almeida Ribeiro vai ser enfeitada com elementos de arte, cultura e património de Macau.

      As celebrações do Ano Novo Lunar terão epicentro na Avenida Almeida Ribeiro. Este ano, as autoridades vão fechar a conhecida avenida ao trânsito para que os cidadãos possam passear a pé e ver os enfeites relativos à época.

      Assim, a avenida vai estar encerrada ao trânsito entre as 12h de 22 de Janeiro (1.º dia do Ano Novo Lunar) e as 22h de 24 de Janeiro (3.º dia do Ano Novo Lunar). Estará também fechada entre as 12h de 4 de Fevereiro (14.º dia do Ano Novo Lunar) e as 22h de 5 de Fevereiro (15.º dia do Ano Novo Lunar).

      “Passeando pela Almeida Ribeiro — Projecto piloto para área pedonal” é o nome dado pelas autoridades à iniciativa, que é organizada entre vários serviços governamentais e as seis operadoras de jogo.

      Durante esses dias, a Avenida de Almeida Ribeiro será enfeitada e servirá de palco para a “integração de elementos artísticos com características próprias do envolvente e para a reunião de dinâmicas criativas e culturais, promovendo, assim, a revitalização dos bairros tradicionais e a oferta de uma nova e especial experiência cultural de passeio aos residentes e aos turistas, com vista a celebrar o Ano Novo Chinês”, lê-se num comunicado divulgado ontem pelo Instituto Cultural (IC).

      A área pedonal será entre a Almeida Ribeiro, a Rua do Guimarães e a Rua Central, com um comprimento total de 450 metros. A área pedonal está dividida em três secções principais: a secção “Momento Mágico”, entre a Rua do Guimarães e a Travessa do Matadouro, que será decorada com nuvens coloridas e projecções de luzes à noite; a secção “Trilha na Floresta”, entre a Travessa do Matadouro e a Rua dos Mercadores, que terá vegetação artificial “para criar um ambiente descontraído de passeio pela cidade”; e a secção “Oásis na Cidade”, situada entre a Rua dos Mercadores e o Largo do Senado, onde serão colocadas mesas e cadeiras com guarda-sol em forma de esplanada, para descanso dos pedestres.

      Com o intuito de celebrar a chegada do Ano do Coelho, ao longo da Avenida de Almeida Ribeiro, serão colocadas várias esculturas de coelhos e diversas decorações suspensas e fixas de grande dimensão, assim como serão instalados vários Ponto de Busking para as actuações dos Buskers, de modo a oferecer felicitações de Ano Novo Chinês ao público.

      Paralelamente, haverá ainda demonstrações de manifestações do património cultural intangível de Macau, como a Confecção de Doces de Barba de Dragão e a Escultura de Figuras em Massa, assim como um conjunto de stands com uma selecção de produtos culturais e criativos, café e petiscos, entre outros produtos originais locais e de gastronomia criativa.

      As autoridades já tinham programado uma iniciativa semelhante na Avenida Almeida Ribeiro para os dias 24 e 25 de Dezembro, de forma a celebrar o Natal. No entanto, a iniciativa acabou por ser cancelada após o surto de Covid-19.