Edição do dia

Domingo, 21 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
24.9 ° C
24.9 °
24.9 °
94 %
5.1kmh
20 %
Sáb
26 °
Dom
26 °
Seg
25 °
Ter
25 °
Qua
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeHá 19 anos o Jordan F1 V10 batia recorde no Circuito da...

      Há 19 anos o Jordan F1 V10 batia recorde no Circuito da Guia

      Quem viu, viu, quem não viu, tivesse visto. A única vez que um Fórmula 1 circulou em Macau foi com a equipa Jordan em 2003. Ao volante, o piloto britânico Ralph Firmanpercorreu o traçado da Guia em um minuto e 55 segundos, menos de 18 segundos mais rápido que a pole position da Fórmula 3 naquele ano que foi do brasileiro Fábio Carbone na equipa Signature, apesar de a vitória final na corrida ter sorrido ao francês Nicolas Lapierre.

      Um dado curioso desse ano prende-se com a participação dos portugueses Álvaro Parente e César Campaniço, mas também com os “famosos” Nico Rosberg, Nélson Piquet Jr. e Lewis Hamilton a nem sequer terminarem as suas corridas.

      Mas voltando à Fórmula 1 em Macau. A Jordan estabeleceu o recorde de volta esmagador com a corrida de demonstração. Devido ao traçado, por vezes considerado perigoso, a Fórmula 1 nunca pisou ali de modo oficial.

      O motor Ford-Cosworth V10 de 810 HP do Jordan EJ13 rugiu forte pelas ruas de Macau, mas isso também só foi possível depois de pequenos ajustes que permitiram o bólide fazer a curva Melco sem problemas. Ralph Firman, recorde-se, conhecia bem o traçado citadino de Macau pois competiu nele anos antes, em 1995, 1996 e 1997, tendo inclusive sido vencedor em 1996 na corrida de Fórmula 3 e feito a volta mais rápida com o tempo de dois minutos e 18 segundos. Correu sempre na equipa Paul Stewart Racing.

      Infelizmente, como tudo não passou de uma demonstração, o tempo não contou oficialmente, mas aqueles quase dois minutos foi um sucesso e um deleite para quem estava nas bancadas do Circuito da Guia.

      Até hoje, o desempenho de Jordan continuaria a ser a primeira e única corrida de demonstração de um carro de F1 em Macau e, devido, ao tamanho dos carros actuais, muito dificilmente deve acontecer nova aventura.