Edição do dia

Domingo, 14 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
26.9 ° C
27.9 °
26.9 °
89 %
4.6kmh
40 %
Dom
27 °
Seg
27 °
Ter
27 °
Qua
28 °
Qui
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioParágrafoParágrafo #79Festival da Lusofonia começa hoje nas Casas-Museu da Taipa

      Festival da Lusofonia começa hoje nas Casas-Museu da Taipa

      A 25.ª edição do Festival da Lusofonia terá lugar de hoje adomingo, nas Casas-Museu da Taipa. O evento deste ano incidirá sobre a cultura macaense de Macau, incluindo mostras de gastronomia e de artesanato macaense, e dará a conhecer, como sempre, a cultura de cada uma das comunidades lusófonas locais através dos respectivos stands, espectáculos de música e dança, gastronomia típica, jogos, entre outros conteúdos com características dos países de língua portuguesa.

      O Grupo de Percussão An Zhishun de Shenzhen e cerca de 30 grupos artísticos lusófonos de Macau levarão ao palco principal do Anfiteatro das Casas-Museu da Taipa apresentações de percussão, canções e danças típicas e espectáculos musicais e ainda música ligeira no palco instalado no Largo do Carmo. Haverá também actuações de música ligeira no pequeno palco em frente à Igreja do Carmo, dando um toque português ao ambiente.

      O Festival oferece uma gama de jogos tradicionais portugueses para todas as faixas etárias no Largo do Carmo nas tardes de sábado e domingo, nomeadamente subida ao pau de sebo, corrida de esquis, tracção à corda, corrida de sacos, entre outros. Serão ainda realizados torneios de matraquilhos nas tardes de sábado e domingo. Haverá, ainda, um espaço recreativo dedicado às crianças e a Rádio Carmo passará música de países lusófonos o tempo todo para adicionar atmosfera ao evento.

      Além disso, durante o período de jantar dos três dias do Festival, no Largo do Carmo, serão servidos pratos macaenses e de três países ou regiões lusófonas. O restaurante provisório do Festival, no Jardim Municipal da Taipa, servirá pratos portugueses ao jantar e durante o almoço de sábado e domingo.

      A primeira edição do Festival da Lusofonia foi realizada em1998 e tornou-se num importante acontecimento de partilha da cultura das comunidades de língua portuguesa com a cultura chinesa e os países lusófonos. A partir deste ano, cada edição incidirá sobre a promoção da cultura característica de um dos países ou regiões lusófonas participantes, assumindo este ano a aposta na cultura macaense. Os cidadãos e turistas podem saborear uma variedade de pratos macaenses, como o Minchide Porco, Trouxas de Couve, Galinha Chau-Chau Parida, entre outros pratos macaenses famosos em Macau.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau