Edição do dia

Sábado, 20 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
trovoada com chuva
26.9 ° C
26.9 °
24.9 °
89 %
2.1kmh
40 %
Sáb
27 °
Dom
27 °
Seg
24 °
Ter
24 °
Qua
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaAssociação apresenta exposição sobre Património Cultural Imaterial Católico e Festas Litúrgicas

      Associação apresenta exposição sobre Património Cultural Imaterial Católico e Festas Litúrgicas

       

      A Associação Católica Cultural de Macau (ACCM) inaugurou, na passada sexta-feira, a exposição “Illustratio – Exposição de ilustração sobre o Património Cultural Imaterial Católico e Festas Litúrgicas de Macau” da autoria do ilustrador Ray Pun. Ao mesmo tempo, foi lançado um livro sobre o mesmo assunto. “Através das ilustrações de Ray Pun, espera-se apresentar ao público o significado histórico e cultural de 15 importantes do património cultural imaterial católico e festas litúrgicas da Diocese de Macau”, referiu a organização em comunicado de imprensa. A exposição ficará patente até 30 de Outubro de 2022 na sede da ACCM, na Rua Formosa, no centro da cidade de Macau.

      Com mais de dois mil anos de história e tradição, a Igreja Católica oferece uma rica diversidade de património cultural com suas devoções, liturgias, procissões e santos históricos, escreveu a ACCM no mesmo comunicado, observando que “o catolicismo está em Macau há mais de 400 anos e sempre foi um importante ponto de encontro das culturas chinesa e ocidental”.

      Porque Macau tem muitos séculos de história e tradições católicas que não são apenas importantes heranças culturais, mas também contribuições significativas para as comunidades locais, é importante realizarem-se exposição como esta de Ray Pun. “Estas experiências colectivas de longa duração conferem à Igreja Católica em Macau características distintivas. A palavra “ilustração” é derivada da palavra latina illustratio, que significa “iluminar”, para tornar os conceitos mais claros, explicou a ACCM. “A arte é uma forma de expressão distintamente humana e o desenvolvimento da arte da ilustração tem uma longa história. No Ocidente, a história mais antiga das ilustrações pode ser encontrada em manuscritos religiosos”, notou a associação católica.

      Com mais esta mostra, a ACCM pretende “continuar a explorar as diferentes áreas artísticas que estão intimamente ligadas à missão da Igreja Católica e às culturas do mundo contemporâneo, não esquecendo os legados da cultura e tradições católicas de quatro séculos de Macau, bem como estando empenhada em construir uma plataforma de compreensão mútua de uma perspectiva cultural, onde fomentar os intercâmbios sino-ocidentais na nova era e contribuir para o futuro da sociedade de Macau serão caminho”.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau