A organização do Foodtopia – A Feast of Food & Stories, revelou ontem a distribuição dos chefs pelos dois dias da primeira edição do festival internacional de comida de rua, organizado pela Amuse Bouche, que acontecerá nos próximos dias 2 e 3 de Julho, no Jardim Botânico Tropical da Universidade de Lisboa, em Belém.
Assim, a presença do chef João Sá, do restaurante SÁLA, que irá representar Macau com o prato “Galinha à africana, num bao aberto”, está agendada para o segundo dia, juntamente com nomes como Henrique Sá Pessoa, Aaron Rosenthal, Frederic Breitenbucher ou Jean-luc Damien-verdeau.
Apaixonado pela cozinha desde criança, João Sá ingressou na Escola de Hotelaria do Estoril aos 14 anos. Antes de ter trabalhado com o mediático Ljubomir Stanisic, no 100 Maneiras em Cascais e no Viajante de Nuno Mendes, em Londres, passou pela Bica do Sapato sob a batuta de Fausto Airoldi, actualmente radicado em Macau. O hotel Sheraton no Porto e dois meses no Viridiana de Madrid (com uma estrela Michelin) fazem também parte do seu currículo. O SÁLA, que abriu em Outubro de 2018, é a sua segunda experiência a solo depois do G Spot de Sintra, há quase uma década.
Outro dos destaques do cartaz vai para a forte presença de cozinheiros de algumas das comunidades mais representativas no país que, para além de Macau, são Moçambique, Guiné-Bissau, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Brasil, Timor-Leste ou Goa, na Índia, revelou a organização em nota de imprensa, acrescentando que o angolano Helt Araújo, um dos mais reconhecidos chefs africanos da actualidade, e de Tony Fox, popularmente conhecido como o “Rei da Cachupa”, estarão presentes no Foodtopia. O chef brasileiro Alex Atala, responsável pelo D.O.M. em São Paulo, com duas estrelas Michelin, será o principal embaixador e levará até Lisboa uma iguaria confeccionada com formigas da Amazónia.