Edição do dia

Segunda-feira, 27 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
27.9 ° C
31.5 °
26.9 °
94 %
6.2kmh
40 %
Seg
30 °
Ter
28 °
Qua
25 °
Qui
26 °
Sex
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeRegistados 19 suicídios entre Abril e Junho. Epidemia está a afectar os...

      Registados 19 suicídios entre Abril e Junho. Epidemia está a afectar os cidadãos, assumem Serviços de Saúde

      Os Serviços de Saúde divulgaram ontem as estatísticas sobre os suicídios ao longo do segundo trimestre deste ano. Durante este período, foram contabilizados 19 suicídios. Isto revela uma diminuição de nove casos em comparação com o primeiro trimestre do ano, quando se registaram 26 suicídios. Ainda ontem as autoridades deram a conhecer a ocorrência de um novo caso de suicídio de um residente de 26 anos, morador na Zona Norte.

      No comunicado, os Serviços de Saúde dizem que “o aumento ou diminuição dos casos de morte por suicídio em Macau é facilmente influenciado por factores acidentais, sendo as principais e possíveis causas do suicídio, as doenças crónicas ou físicas, doenças mentais, jogos de fortuna e azar ou problemas financeiros”.

      No entanto, as autoridades de saúde assumem que “a situação epidémica da Covid-19 que se mantém há mais de dois anos e a situação epidémica instável nas regiões vizinhas que ocasionalmente é afectada com surtos ou recaída fazem com que os cidadãos inevitavelmente manifestem diferentes níveis de problemas psicológicos, como ansiedade, depressão e stress mental”. Assim, “recomenda-se que os cidadãos insistam em manter um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada, exercícios físicos adequados, sono adequado, não fumar, diminuir o consumo de álcool e relaxamento”.

      Os Serviços de Saúde aconselham também os cidadãos a “cuidar de forma activa das pessoas ao seu redor, especialmente os doentes crónicos e os idosos”. “As pessoas com sofrimento emocional ainda podem procurar e recorrer activamente à assistência e aconselhamento profissional”, acrescenta o comunicado das autoridades.

      Recorde-se que nos Centros de Saúde do Tap Seac, do Fai Chi Kei, da Areia Preta, da Ilha Verde, dos Jardins do Oceano, de Nossa Senhora do Carmo — Lago, da Praia do Manduco e de Seac Pai Van de Coloane foram abertas as consultas externas de saúde mental. Além disso, os Serviços de Saúde asseguram que vão continuar a prestar apoio às associações não lucrativas, como a União Geral das Associações dos Moradores de Macau e a Associação Geral das Mulheres de Macau, a fim de criar instituições de aconselhamento psicológico comunitário para prestar serviços de aconselhamento gratuito aos cidadãos. O número da linha aberta da Caritas para aconselhamento emocional é o 28525222.

       

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau