Edição do dia

Sexta-feira, 24 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
25.8 ° C
25.9 °
25.4 °
94 %
4.1kmh
40 %
Qui
26 °
Sex
26 °
Sáb
26 °
Dom
28 °
Seg
29 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolíticaHo Iat Seng participa em reunião conjunta da Assembleia Universitária e Conselho...

      Ho Iat Seng participa em reunião conjunta da Assembleia Universitária e Conselho Universitário da UM  

      O Chefe do Executivo, no papel de chanceler da Universidade de Macau, sublinhou que o segundo plano quinquenal do território serve como um plano geral para o desenvolvimento futuro da cidade e criará condições para a mercantilização do ensino superior e para a transferência dos resultados da investigação. Pediu ainda a colaboração entre a indústria e a academia para promover o desenvolvimento económico sustentável.

       

      A Universidade de Macau (UM) realizou a Reunião Conjunta da Assembleia Universitária (UA, na sigla inglesa) e Conselho Universitário (UC, na sigla inglesa) relativa ao ano lectivo 2021/2022 na sua sala de conferências Ho Yin, no passado dia 18 de Agosto. Ho Iat Seng, Chefe do Executivo da RAEM, chanceler da UM e presidente da UA, presidiu à reunião.

      No seu discurso, Ho Iat Seng lembrou que o Governo anunciou o segundo plano quinquenal de Macau, que “servirá como um plano geral para o desenvolvimento futuro da cidade e criaria condições para a mercantilização do ensino superior e para a transferência dos resultados da investigação”. Para o líder da RAEM, a UM “deve basear-se nas necessidades práticas da China e de Macau, e contribuir para o desenvolvimento sustentável da economia e da sociedade de Macau através da oferta de educação de qualidade, realização de estudos de investigação-chave, desenvolvimento de um modo inovador de colaboração indústria-académica e oferta de serviços comunitários”.

      Na mesma reunião, o chanceler da UM partilhou as suas opiniões sobre o desenvolvimento da universidade em cinco áreas. Em termos de fortalecimento do cultivo de talentos, Ho Iat Seng expressou esperança de que a universidade “crie disciplinas e programas de marca com pontos fortes e características claras e cultive talentos em conjunto com universidades renomadas em diferentes lugares para melhorar a qualidade do conjunto de talentos”.

      Já em termos de reforço da colaboração indústria-academia, o líder do Governo de Macau expressou a ideia de que a universidade “continue a impulsionar a inovação da investigação e a transferência dos resultados da investigação e contribua para a diversificação económica de Macau com um forte sentido de responsabilidade e urgência”. “A universidade também deve aproveitar as oportunidades trazidas pela Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin e melhorar activamente as plataformas de pesquisa conjunta em indústrias-chave para desenvolver um modo integrado de colaboração indústria-academia”, pontuou Ho Iat Seng.

      Em termos de serviço à sociedade de Macau, a universidade “precisa de desenvolver o seu papel como um centro de reflexão de alto nível, dar importância à investigação sobre temas importantes relacionados com a economia e a sociedade de Macau, e fornecer aconselhamento e sugestões para a formulação de políticas e o desenvolvimento da RAEM”. Além disso, defendeu ainda Ho Iat Seng, a universidade “deverá continuar o seu trabalho na oferta de cursos de formação de liderança para funcionários públicos e na promoção da constituição da China, bem como da Lei Básica de Macau”.

      Por fim, no que concerne à optimização do sistema administrativo da UM, ao mesmo tempo que melhora a gestão da universidade, Ho Iat Seng manifestou a esperança de que a universidade “explore ainda mais o âmbito do desenvolvimento baseado no mercado”. “A universidade também deve aderir ao princípio da frugalidade, bem como fortalecer o planeamento e a coordenação de longo prazo no uso do seu orçamento”, disse, acrescentando que, em matéria de implementação do plano de desenvolvimento de cinco anos da universidade, “a universidade deve implementar bem todas as tarefas, seguir o plano completamente e melhorar continuamente o seu padrão de operação como universidade”.

      O presidente da UC, Lam Kam Seng, resumiu o trabalho da UC durante o ano lectivo anterior. De acordo com o responsável, “a UM tem vindo a realizar, nos últimos anos, esforços para fortalecer a educação e o desenvolvimento colaborativo de todas as partes envolvidas no processo de pesquisa e empreendedorismo”. “A UC não só incentiva os docentes, estudantes e ex-alunos da UM a incubar os seus projectos de arranque através do seu programa de financiamento de inovação e empreendedorismo, como também motiva a universidade a envolver-se de forma mais proactiva com profissionais e investidores da indústria, com o objectivo de aumentar a visibilidade resultados de pesquisas na universidade”.

      O reitor da UM, Yonghua Song, também usou da palavra e resumiu o plano de desenvolvimento de cinco anos da universidade aprovado no ano passado, que estabelece metas claras para a universidade em melhorar a qualidade do cultivo de talentos, promover o desenvolvimento de várias disciplinas académicas e aprimorar os padrões de inovação em pesquisa, entre outros . “A universidade vai continuar a melhorar o seu sistema curricular e programas, aprofundar o seu modelo de ensino integrado, promover a formação de profissionais que amam a China e Macau, e incentivar e apoiar activamente os alunos na participação em actividades e práticas de aprendizagem na área da Grande Baía”, focou.

      Além disso, acrescentou o reitor da UM, a universidade “está a acelerar o estabelecimento de importantes plataformas de investigação ao nível nacional e regional para responder às necessidades de desenvolvimento da região, e a participar no desenvolvimento da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin através do Instituto de Pesquisa em Ciência e Tecnologia da UM de Zhuhai.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau