Edição do dia

Quarta-feira, 5 de Outubro, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
29.9 ° C
31.9 °
29.9 °
79 %
6.7kmh
20 %
Qua
30 °
Qui
29 °
Sex
29 °
Sáb
28 °
Dom
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Ásia Indonésia celebra independência pela primeira vez na futura capital

      Indonésia celebra independência pela primeira vez na futura capital

      A Indonésia celebrou ontem a independência pela primeira vez na sua futura capital, no Bornéu, uma ilha com uma das maiores florestas tropicais do mundo, que irá substituir a cidade densamente povoada de Jacarta. Nusantara, a 2.000 quilómetros de Jacarta, vai tornar-se a nova capital política do arquipélago do Sudeste Asiático e do quarto país do mundo em termos de população, com mais de 270 milhões de pessoas. O projecto, anunciado pelo Presidente Joko Widodo em 2019, foi criticado por ambientalistas, que receiam que poderá acelerar a destruição da floresta tropical.

      O Governo prepara-se para redobrar os seus esforços em projetos de infraestruturas de modo a poder inaugurar a nova capital quando Widodo deixar o cargo, em 2024. A nova capital ocupará mais de 56.000 hectares na província de Kalimantan Oriental, na ilha de Bornéu, partilhada pela Indonésia, Malásia e Brunei. No total, foram reservados mais de 256.000 hectares para a expansão do projecto. “A dinâmica da independência deve ser uma [fonte de] motivação no processo de transferência e desenvolvimento da nova capital da Indonésia”, disse o presidente da Autoridade da Nova Capital, Bambang Susantono, citado pela agência indonésia Antara.

      Após o hastear da bandeira nacional em honra da independência, os trabalhadores no local proclamaram conjuntamente que estavam “prontos para desenvolver Nusantara”, noticiou a agência francesa AFP.

      A Indonésia proclamou a independência dos Países Baixos em 17 de Agosto de 1945, que só foi reconhecida pela potência colonial quatro anos mais tarde, na conferência de Haia.

       

       

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau