Edição do dia

Quinta-feira, 23 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
25.8 ° C
25.9 °
24.9 °
89 %
3.1kmh
40 %
Qui
26 °
Sex
26 °
Sáb
26 °
Dom
28 °
Seg
29 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolíticaLei Wai Seng vai liderar gabinete do Hospital das Ilhas. Académico Zhao...

      Lei Wai Seng vai liderar gabinete do Hospital das Ilhas. Académico Zhao Yupei preside à comissão

      Lei Wai Seng, médico da direcção do Centro Hospitalar Conde de São Januário, foi nomeado como coordenador do gabinete preparatório do novo Hospital das Ilhas, que deverá ser inaugurado no próximo ano. Já a comissão para o desenvolvimento estratégico do novo hospital será presidida por Zhao Yupei, académico do interior da China.

       

      O Governo definiu ontem os responsáveis pelo gabinete preparatório e pela comissão de desenvolvimento do novo Hospital das Ilhas. Segundo o despacho publicado ontem em Boletim Oficial, o médico Lei Wai Seng ficará à frente do Gabinete Preparatório do Centro Médico de Macau do Peking Union Medical College Hospital/Hospital de Macau. A presidir à Comissão para o Desenvolvimento Estratégico do Centro Médico de Macau do Peking Union Medical College Hospital/Hospital de Macau fica o académico Zhao Yupei.

      Lei Wai Seng, clínico da direcção do Centro Hospitalar Conde de São Januário, é nomeado para o gabinete em regime de acumulação até ao dia 31 de Dezembro de 2023.

      “Lei Wai Seng possui competência profissional e aptidão para o exercício do cargo”, lê-se no despacho assinado por Elsie Ao Ieong, secretária para os Assuntos Sociais e Cultura. O médico é licenciado em Medicina pela Universidade de Jinan e tem um mestrado em Administração Pública da Universidade de Pequim.

      O médico ingressou nos Serviços de Saúde de Macau em 1990 como interno. Em 1992 começou a exercer as funções de médico de clínica geral dos Serviços de Saúde. De 2002 até agora exerce o caro de responsável do Serviço da Unidade dos Cuidados Intensivos e da Unidade de Queimados do hospital público. Já em 2005 tornou-se responsável do Serviço de Urgência. Em 2008 tornou-se médico adjunto da direcção do Hospital Conde de São Januário e em 2010 médico consultor dos Serviços de Saúde.

      Este gabinete tem por objectivo coordenar os trabalhos preparatórios do novo hospital. Entre as competências do gabinete estão: Apoiar na elaboração da estrutura organizacional do Novo Hospital; Apoiar na elaboração do mecanismo de gestão e de funcionamento; Apoiar na elaboração do regime de pessoal, do planeamento de recursos humanos e do programa de formação do pessoal do Novo Hospital; Apoiar na elaboração do plano de utilização faseado do Novo Hospital; Organizar formação para o pessoal necessário; Acompanhar os trabalhos no âmbito das obras, das aquisições de equipamento, serviços e medicamentos; Promover os trabalhos legislativos específicos necessários ao funcionamento do Novo Hospital; E exercer as demais competências que lhe sejam cometidas por lei.

      Quanto Comissão para o Desenvolvimento Estratégico do novo hospital, o Governo já tinha indicado que o organismo teria oito membros, quatro dos quais do interior da China, sob recomendação da Comissão Nacional de Saúde. Estava definido que seria um destes peritos do interior da China a presidir à comissão e, assim, soube-se ontem que o académico do continente Zhao Yupei vai assumir o cargo.

      Entre os outros membros nomeados por recomendação das autoridades do continente estão: Zhang Shuyang, Li Wei e Wu Wenming. Alvis Lo, director dos Serviços de Saúde, e Lei Chin Ion, antigo director dos Serviços de Saúde, estão entre os outros membros do organismo, que conta ainda com Ho Ioc San e Ho Silvestre In Mui.

      Esta comissão dispõe de uma Unidade de Ligação, “destinada a apoiar a comunicação externa, a cooperação e o intercâmbio, designadamente o contacto e a articulação técnica com entidades ou instituições públicas do interior da China”. Esta Unidade de Ligação dispõe de um coordenador, sendo o coordenador e outros membros da Unidade de Ligação nomeados pela secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, sob proposta do presidente da comissão.

      Em Outubro do ano passado, recorde-se, o grupo de trabalho para a instalação do futuro Complexo de Cuidados de Saúde das Ilhas, situado no Cotai, anunciou que o Peking Union Medical College Hospital vai gerir o novo hospital, de forma não lucrativa, juntamente com os Serviços de Saúde, que terão de suportar com as despesas do pessoal. O Peking Union Medical College Hospital foi, também ele, recomendado pela Comissão Nacional de Saúde para se juntar às autoridades locais na gestão do novo Hospital das Ilhas, que deverá ser inaugurado, por fases, em 2023.

       

      PONTO FINAL