Edição do dia

Quarta-feira, 22 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
24.7 ° C
24.9 °
24.3 °
94 %
3.1kmh
40 %
Ter
25 °
Qua
25 °
Qui
26 °
Sex
27 °
Sáb
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioEconomiaProfissionais do sector financeiro aumentam quase 50% em Hengqin

      Profissionais do sector financeiro aumentam quase 50% em Hengqin

      No final de Junho, mais de 67 mil pessoas foram registadas como empregadas em Hengqin, um aumento anual de 3,1%. Destes, o número de profissionais no sector financeiro aumentou 47,8% numa base anual, segundo as estatísticas divulgadas pelas autoridades de Hengqin sobre a economia durante o primeiro semestre deste ano.

       

      Registaram-se 4.951 novos empregos na Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin. Entre eles, os profissionais registados ligados aos serviços financeiros aumentaram 47,8% em comparação com o mesmo período do ano passado.

      Segundo as estatísticas divulgadas pelas autoridades de Hengqin sobre a economia durante o primeiro semestre deste ano, o sector financeiro conseguiu um resultado de maior destaque, registando um aumento de 11% em comparação com o período homólogo do ano passado, representando 36,7% do Produto Interno Bruto (PIB) de Hengqin.

      Por sector, outras indústrias de serviços tais como leasing, serviços empresariais e transmissão de informação também registaram crescimentos de dois dígitos no valor acrescentado. No final de Junho, mais de 67 mil pessoas foram registadas como empregadas em Hengqin, um aumento anual de 3,1%. Destes, o número de profissionais no sector financeiro aumentou 47,8% numa base anual.

      O PIB da Zona de Cooperação Aprofundada em Hengqin foi de 22,393 mil milhões de renminbis, representando um crescimento anual de 2,5% a preços constantes, dos quais o valor acrescentado do sector terciário foi de 19,967 mil milhões de renminbis, um aumento de 2,7% em relação ao ano anterior. Por outras palavras, o sector terciário continua a ser uma importante força impulsionadora do crescimento económico de Hengqin, com uma taxa de contribuição de 89,17%. O sector financeiro é o principal contribuinte, com um valor acrescentado de 8,217 mil milhões de renminbis, um aumento de 11% em relação ao ano anterior, representando 36,7% do PIB de Hengin.

      A indústria financeira moderna é umas das áreas priorizadas de acordo com o Projecto Geral de Construção da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin. Segundo as autoridades, desde a criação da Zona de Cooperação Aprofundada em Hengqin que se implementou uma série de medidas para inovar os serviços financeiros transfronteiriços, encorajando ligações mais profundas entre os serviços financeiras de Macau e Hengqin e acelerando os fluxos de capital transfronteiriços. No final de Junho, o saldo dos depósitos em moeda chinesa e estrangeira de instituições financeiras chinesas e estrangeiras foi de 166,850 mil milhões de renminbis, um aumento de 3,0% numa base anual, enquanto o saldo dos empréstimos em moeda chinesa e estrangeira de instituições financeiras chinesas e estrangeiras foi de 164,456 mil milhões de renminbis, um aumento de 38,5% numa base anual e de 2,2 pontos percentuais em relação ao final de Março.

      O valor acrescentado de outras indústrias de serviços em Hengqin foi de 5,882 mil milhões de renminbis no primeiro semestre do ano, ficando atrás apenas do sector dos serviços financeiros, que ocupa o primeiro lugar, com um crescimento homólogo de 2,7%, 0,2 pontos percentuais acima da taxa de crescimento do PIB, e contribuindo com 2,5 pontos percentuais para o crescimento do PIB. O valor acrescentado do sector financeiro ligado a actividades de leasing e de serviços empresariais cresceu 15,2% numa base anual, o do sector de transmissão de informação, software e serviços de tecnologia da informação subiu 13,7%, o do sector dos serviços financeiros aumentou 11% e o do sector da investigação científica e dos serviços tecnológicos aumentou 10,2%.

      Em termos de emprego, no final de Junho, 67.569 pessoas forma registadas como estando empregadas em Hengqin, representando um aumento anual de 3,1%, das quais 4.951 pessoas representam novos registos como empregados este ano. Por indústria, os sectores financeiro, da construção civil e grossista e retalhista aumentaram significativamente relativamente ao emprego, com o número de trabalhadores registados a aumentar 47,8%, 16,1% e 8,6%, respectivamente, em comparação com o mesmo período do ano passado.

      No final de Junho, 54.350 empresas marcaram a presença em Hengqin, das quais 46.690 foram empresas de capitais chineses e 7.660 foram de capitais estrangeiras, incluindo de Hong Kong, Macau e Taiwan. O número de empresas de capital de Macau investidas em Hengqin aumentou 173 em comparação com o final de Dezembro do ano passado.

       

      PONTO FINAL