Edição do dia

Sexta-feira, 24 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
aguaceiros fracos
25.9 ° C
26 °
25.9 °
94 %
2.6kmh
75 %
Sex
26 °
Sáb
26 °
Dom
28 °
Seg
28 °
Ter
27 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeProfissionais de saúde reuniram-se para debater a varíola dos macacos

      Profissionais de saúde reuniram-se para debater a varíola dos macacos

      Os Serviços de Saúde organizaram, na sexta-feira, uma sessão de esclarecimento de “Prevenção, Diagnóstico e Tratamento de Varíola dos Macacos” destinada ao pessoal médico e de enfermagem da linha de frente, que contou com a presença de mais de cem pessoas oriundas dos Serviços de Saúde, Hospital Kiang Wu, Hospital Universitário e do Hospital Yin Kui. A sessão serviu para fortalecer o conhecimento sobre a doença.

      A sessão, presidida pelo subdirector dos Serviços de Saúde, Kuok Cheong U, contou ainda com apresentações dos médicos do Centro Hospitalar Conde de São Januário, Li Tak Ming da área da especialidade Infecciologia e do português Ricardo Coelho, da área de especialidade Dermatologia.

      As apresentações debruçaram-se essencialmente na explicação da situação epidemiológica, canais de transmissão do vírus, critérios de diagnóstico, métodos de tratamento, medidas de prevenção e entre outros. O objectivo da sessão era capacitar os profissionais de saúde da linha de frente em relação ao rastreio de eventuais infecções pelo vírus varíola dos macacos, aumentando a vigilância, de modo a que se detecte pessoas infectadas o mais cedo possível e seja possível quebrar a cadeia de transmissão, impedindo a propagação comunitária.

      Os Serviços de Saúde reiteraram que estão atentos a eventuais mutações do vírus ou se há um aumento da contagiosidade do mesmo, tendo pedido a diversas instituições médicas e a vários  médicos que forneçam informações actualizadas de modo a que sejam tomadas as medidas necessárias.

      Foram ainda divulgadas junto das instituições médicas orientações sobre a definição de casos de varíola dos macacos, regulamentando os critérios e métodos de comunicação dos casos suspeitos. Essas orientações já estão, entretanto, disponíveis no site dos Serviços de Saúde para a consulta do público.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau