Edição do dia

Quarta-feira, 9 de Outubro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
26.9 ° C
27.9 °
26.9 °
78 %
3.1kmh
20 %
Ter
27 °
Qua
28 °
Qui
28 °
Sex
27 °
Sáb
27 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeLeong Hong Sai preocupado com a poluição das águas costeiras de Macau

      Leong Hong Sai preocupado com a poluição das águas costeiras de Macau

      O deputado Leong Hong Sai encaminhou uma interpelação escrita ao Governo onde chama a atenção para a poluição das águas de Macau, nomeadamente na costa do Fai Chi Kei. O parlamentar questionou o Executivo sobre o ponto de situação das obras de construção das instalações provisórias de tratamento de águas residuais.

       

      Leong Hong Sai está preocupado com a situação da poluição das águas costeiras de Macau. Numa interpelação escrita remetida ao Governo, o deputado queixa-se dos odores na costa do Fai Chi Kei, da Taipa e da Areia Preta.

      “A poluição das águas e os problemas dos odores ao longo da costa em várias zonas continuam a ser um problema para os residentes”, apontou o deputado, acrescentando que, de tempos a tempos, os residentes que vivem no Fai Chi Kei sentem o “mau cheiro da água do mar”. O mau odor das águas costeiras também tem feito com que as pessoas deixem de passear e fazer desporto na costa da Taipa e da Areia Preta.

      Leong Hong Sai afirma que “o tratamento de esgotos tem um sério impacto a longo prazo na ecologia urbana e, se não for tratado o mais rapidamente possível, serão causados danos ambientais irreversíveis, pondo em perigo a saúde dos residentes”.

      Na interpelação, Leong Hong Sai cita o relatório das Linhas de Acção Governativa (LAG) para 2022, onde se lê: “O Governo da RAEM continuou, em 2021, a promover, de forma ordenada, os trabalhos de reordenamento dos pontos negros de emissões de águas residuais na costa de Macau, tendo dado início às obras de construção das instalações provisórias de tratamento de águas residuais junto do Terminal Marítimo do Porto Exterior, bem como à concepção preliminar das instalações provisórias de tratamento de águas residuais que serão criadas nas saídas do sistema de drenagem de águas pluviais na Avenida 24 de Junho e na Avenida Marginal do Lam Mau”.

      Assim, o deputado ligado à União Geral das Associações dos Moradores de Macau pediu detalhes ao Governo sobre o andamento destes trabalhos e perguntou se existe uma calendarização concreta para a “melhoria e expansão da rede de esgotos subterrâneos e para a separação dos esgotos”. Por outro lado, o parlamentar também questionou as autoridades face à eficácia das instalações provisórias de tratamento de águas residuais e pediu esclarecimentos sobre quais os objectivos desta infraestrutura.

      Por fim, Leong Hong Sai também perguntou se o Governo estaria disposto a instalar dispositivos de monitorização e a colocar funcionários nas marginais da Taipa e da Areia Preta “a fim de acompanharem a situação”. O deputado sugeriu também que as autoridades melhorem o funcionamento das instalações provisórias de tratamento de águas residuais, “para erradicar o problema dos odores nas zonas costeiras”.

       

       

      PONTO FINAL