Edição do dia

Sexta-feira, 24 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
25.8 ° C
25.9 °
25.4 °
94 %
4.1kmh
40 %
Qui
26 °
Sex
26 °
Sáb
26 °
Dom
28 °
Seg
29 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioGrande ChinaLíder de Hong Kong anuncia que não se recandidata ao cargo

      Líder de Hong Kong anuncia que não se recandidata ao cargo

      A líder de Hong Kong, Carrie Lam, anunciou que não se vai recandidatar a um segundo mandato, nas eleições para o Chefe do Executivo da região administrativa especial chinesa, marcadas para Maio. “Irei completar o meu mandato de cinco anos como Chefe do Executivo no dia 30 de Junho deste ano e também encerrarei os meus 42 anos de serviço público”, disse Lam, em conferência de imprensa. A líder de Hong Kong afirmou que já tinha partilhado a decisão com o Governo Central, em Pequim, em 2021, tendo sido recebida com “respeito e compreensão”.

      O mandato de Carrie Lam ficou marcado por enormes protestos pró-democracia em 2019 e pela implementação, em 2020, de uma lei de segurança nacional que implica penas que vão até à prisão perpétua. A imprensa de Hong Kong avançou que o número dois de Lam, John Lee, o responsável pela tutela da segurança durante os protestos de 2019, deverá entrar na corrida para sere o próximo chefe do Executivo da cidade.

      O líder de Hong Kong é eleito por um comité composto por legisladores, representantes de várias indústrias e profissões e também próximos de Pequim, incluindo deputados do território no parlamento chinês. Uma das exigências feita pelos manifestantes em 2019 foi a eleição directa do Chefe do Executivo da cidade.

      Hong Kong estava inicialmente programada para realizar a eleição do Chefe do Executivo em 27 de Março, mas a votação foi adiada por seis semanas, até 8 de Maio, numa altura em que a cidade vivia a pior vaga da covid-19 desde o início da pandemia. Lam disse que realizar as eleições como originalmente programadas ia criar “riscos para a saúde pública”, apesar da votação envolver apenas um comité de 1.462 pessoas.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau