O vice-Reitor da Universidade de Coimbra (UC) para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, participou, no passado dia 19 de Janeiro, na reunião de Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na qualidade de presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP).
Em destaque na reunião ministerial esteve o exemplo de sucesso do Programa Mobilidade AULP, o “ERASMUS – AULP”, ainda criado sob a presidência anterior de Orlando da Mata, que abrange exclusivamente o intercâmbio de alunos entre instituições dos países de língua oficial portuguesa e ainda Macau.
A reunião aconteceu em formato híbrido – presencial e online – a partir de Angola e teve intervenções do ministro de Portugal, Manuel Heitor, assim como dos seus homólogos de Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Subordinado ao tema “A digitalização e a ciência nas sociedades pós-Covid 19: Desafios e Perspectivas”, no encontro estiveram em foco os projectos de cooperação entre os países-membros da CPLP, com destaque para o ERASMUS – AULP.
A rede de mobilidade académica permite aos estudantes passarem um semestre numa instituição parceira, com isenção de propinas e alimentação sem custos ou a custos reduzidos. Desde a sua implementação em 2019, já registou mais de 800 candidaturas por semestre. E, apesar da pandemia de Covid-19, tem neste momento mais de 100 estudantes em mobilidade. “Este é um exemplo de sucesso da colaboração multilateral, no âmbito da AULP, a maior e mais antiga rede de instituições de ensino superior de língua portuguesa. Sob a presidência da Universidade de Coimbra, honrando a nossa história de valorização do espaço lusófono, tudo faremos para, também por esta via, contribuir para o reforço dos laços entre os países pertencentes à CPLP”, afirmou João Nuno Calvão da Silva durante a reunião ministerial.