Edição do dia

Quarta-feira, 22 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva moderada
28.2 ° C
29.3 °
26.9 °
83 %
3.1kmh
40 %
Qua
27 °
Qui
26 °
Sex
27 °
Sáb
28 °
Dom
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaAniversário da escritora Maria Ondina Braga assinalado em Portugal

      Aniversário da escritora Maria Ondina Braga assinalado em Portugal

      A escritora Maria Ondina Braga nasceu há 90 ou há 100 anos? A família da escritora portuguesa vai revelar, afinal, qual é a data verdadeira. Seja qual for a verdade, o aniversário será hoje comemorado em Braga, Portugal, cidade que viu nascer a autora de “Nocturno em Macau”, livro com o qual arrecadou o Prémio Eça de Queirós em 1991.

      O evento desta quinta-feira abrange uma tertúlia literária e ainda uma exposição. O Museu Nogueira da Silva da Universidade do Minho vai acolher às 17h30 (hora em Portugal) o evento “Um chá com sabor a seiva, um chá com sabor a sol”. A sessão contará com depoimentos de familiares da escritora e a participação de alunos do Agrupamento Escolar André Soares e dos professores Isabel Cristina Mateus, da Universidade do Minho, e de Cândido Oliveira Martins, da Universidade Católica.

      O actor José Miguel Braga fará ainda a leitura de um conto da escritora e um ritual do chá estará a cargo de Bárbara Araújo, do Instituto Confúcio da Universidade do Minho.

      Na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva estará exposta, de 13 a 28 de Janeiro, a exposição “Maria Ondina Braga: olhares e caminhos”. Trata-se de uma mostra que cruza excertos das obras da autora com testemunhos de escritores e amigos.

      Maria Ondina Braga estudou línguas em Paris e Londres. Leccionou Inglês e Português em Luanda, Goa, Macau e Pequim, tendo vivido ainda em Lisboa. Publicou vinte obras literárias das quais destacamos, para além do “Nocturnos em Macau”, o “Amor e Morte”, que recebeu o Prémio Ricardo Malheiros em 1970, e “Vidas Vencidas” que arrecadou o Grande Prémio de Literatura DST em 1998. Foi ainda argumentista e tradutora, tendo publicado diversos artigos na imprensa. Faleceu a 14 de Março de 2003.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau