Edição do dia

Quarta-feira, 28 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
15.9 ° C
18.9 °
15.9 °
77 %
2.1kmh
40 %
Qua
20 °
Qui
21 °
Sex
17 °
Sáb
15 °
Dom
20 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade “Mission Impawsible” no Albergue: um domingo de convívio e actividades para ajudar...

      “Mission Impawsible” no Albergue: um domingo de convívio e actividades para ajudar a MASDAW

      Joana Chantre

      Este domingo, o Albergue está a organizar um evento para ajudar a MASDAW – Associação para os Cães de Rua e o Bem-Estar Animal em Macau na angariação de fundos para os seus 130 cães. O evento, que se chama “Mission Impawsible”, vai consistir numa tarde de jogos e convívio entre participantes e os seus cães. Além de uma caça ao tesouro pelo bairro de São Lázaro, os participantes podem também habilitar-se a ganhar o prémio de melhor traje para cão.

       

      “Mission Impawsible” é o nome do evento que será organizado no domingo, no Albergue da Santa Casa da Misericórdia, com vista a ajudar os 130 cães da MASDAW – Associação para os Cães de Rua e o Bem-Estar Animal em Macau, que estão em risco de ficar sem abrigo. O Albergue está a organizar este evento para cães e para os seus donos, cuja receita será revertida na totalidade para a associação.

      Recorde-se que a MASDAW precisa de 1,2 milhões de patacas para fazer face àquilo que considera ser “o maior desafio da sua história”: a realocação do seu abrigo, uma vez que o contrato do local onde se encontra o abrigo actualmente não foi renovado, sendo agora necessário encontrar novo espaço para colocar os animais.

      “De momento, os nossos cães saem quatro vezes ao dia, mas por causa do aumento elevado das rendas, temos de sair e provavelmente ir para um edifício industrial e estar confinados num espaço fechado. É algo com que estamos a ter bastante dificuldade em lidar”, descreve Fátima Galvão, fundadora da MASDAW, desabafando: “Não é normal esta situação que se vive em Macau de as associações terem quase todas os seus abrigos em edifícios industriais, com a maioria das pessoas a encarar isto com naturalidade. Na verdade, isto é absolutamente contranatura. Os cães não podem exercitar-se, andar, correr, brincar. É uma tristeza”.

      Ricardo Balocas, responsável pelos eventos no espaço Albergue 1601, explicou ao PONTO FINAL que “esta é a primeira vez que estamos a organizar algo com o objectivo de ajudar a MASDAW com esta situação terrível que eles estão a passar”.

      O evento no Albergue, que deverá começar às 13h30 e terminar pelas 18h30, vai dividir-se em cinco sessões. A organização irá organizar os participantes em grupos de cães – que terão de vir trajados – com os seus donos. Juntos vão iniciar a missão de explorar vários ‘checkpoints’ no bairro histórico de São Lázaro. Pelo caminho, o objectivo será coleccionar carimbos a confirmar que passaram pelos locais estipulados, para poderem então, completar a tarefa.

      No regresso ao Albergue, a cada participante será atribuído prémios e certificados, nomeadamente, de melhor traje para cão e  dos mais rápidos a completar a missão, por exemplo. “Vamos também ter uma banda a actuar, tal como um minimercado, com a representação de várias ‘petshops’ que estarão a vender coisas para os animais de estimação”, aponta Ricardo Balocas.

      O evento foi inicialmente pensado para a altura do Halloween, mas o plano foi impossibilitado devido à pandemia. Mais tarde, o evento foi reformulado para a época natalícia e com cães à mistura. “Para este evento, a única diferença é que as pessoas podem trazer os seus companheiros de quatro patas, vesti-los e participar em jogos com eles”, sublinha Ricardo Balocas.

      A participar com a sua tenda, estará também a MASDAW, que virá com alguns dos seus cães que ainda se encontram à espera de adopção. “Todo o dinheiro angariado vai ser oferecido à MASDAW. O bilhete de entrada será de 100 patacas, porém, se comprarem até ao dia 15, têm um desconto e fica 80 patacas”, explica.

      Relativamente a quanto dinheiro esperam angariar, o responsável pelo evento diz: “Não temos um valor em mente neste momento, porque é a primeira vez que organizamos algo para os cães, mas em outros eventos neste espaço, já conseguimos a participação de 500 pessoas”. Até agora, já foram vendidos cerca de 100 bilhetes. Para comprar o bilhete, os interessados podem-se deslocar à pastelaria dos Pastéis de Chaves, das 10h às 19h, ou, como alternativa, podem comprar bilhete à entrada no dia do evento.

       

      PONTO FINAL