Edição do dia

Segunda-feira, 17 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
29.7 ° C
31.9 °
29.3 °
89 %
4.6kmh
40 %
Seg
30 °
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeUniversidade de Macau formou este ano mais de um milhar de alunos...

      Universidade de Macau formou este ano mais de um milhar de alunos de pós-graduações

      Dinis Chan

      No sábado passado, 1.181 estudantes de pós-graduação, de diversos domínios académicos, receberam os certificados de conclusão dos respectivos cursos na Universidade de Macau (UM). Ao mesmo tempo, foram conferidos sete diplomas a doutorados honorários na Cerimónia de Outorga de Graus Honorários e de Graus Superiores. A secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, Elsie Ao Ieong, reconheceu que a universidade assume um papel importante no desenvolvimento do ensino superior em Macau.

       

      A Universidade de Macau (UM) acolheu, no sábado passado, a Cerimónia de Outorga de Graus Honorários e de Graus Superiores 2021, na Aula Magna da instituição. Este ano lectivo, um total de 1.181 alunos de pós-graduações receberam os certificados de conclusão de grau. Entre eles, 250 são de curso de doutoramento, 878 de mestrado e 53 de pós-graduação, vindos de dez unidades orgânicas, designadamente, Faculdade de Artes e Humanidades, Faculdade de Gestão de Empresas, Faculdade de Educação, Faculdade de Ciências da Saúde, Faculdade de Direito, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Faculdade de Ciências Sociais, Instituto de Física Aplicada e Engenharia de Materiais, Instituto de Ciências Médicas Chinesas e Instituto de Inovação Colaborativa.

      Elsie Ao Ieong, secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, afirmou na ocasião que, a UM desempenhou um papel essencial no desenvolvimento do ensino superior em Macau e apoiou sempre activamente as iniciativas políticas do Governo ao longo dos últimos 40 anos. A secretária apontou que a UM tem consistentemente fortalecido as suas características e vantagens académicas, alcançando um progresso notável em diversas áreas, garantindo que o Governo da RAEM vai continuar a apoiar a universidade a “aproveitar as diferentes potencialidades que se conseguem retirar da multiculturalidade, proporcionar ajuda às faculdades e aos colégios para desenvolver um sistema de educação holística e internacionalizada, para que cultive mais quadros qualificados”.

      A secretária frisou: “Esperamos que a UM agarre as oportunidades de desenvolvimento, através a participação activa no desenvolvimento da Grande Baía e aceleração da transferência do conhecimento científico e tecnológico, promovendo de forma proactiva o desenvolvimento económico diversificado de Macau”.

      Durante a cerimónia, a secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, na qualidade de representante do Chefe do Executivo e de chanceler da UM, também atribuiu doutoramentos honorários a sete estudantes, nomeadamente: ao economista Lawrence Lau Juen-yee, ao químico da área da medicina tradicional chinesa Chen Kaixian, ao engenheiro electrónico Shuji Nakamura, à epidemiologista e hepatologista Li Lanjuan, ao académico na administração de operações Lee Hau Leung, à engenheira química Zhu Lilan, e à profissional de tecnologias da informação Aglaia Kong Chio Fai.

      Chen Kaixian e Aglaia Kong estiveram presentes para a recepção do título de Doutor Honoris Causa, sendo que o restante cinco académicos não conseguiram comparecer. A secretária prestou homenagem aos distintos recebedores dos títulos honorários no evento: “Os sete premiados, que se destacam respectivamente nos seus campos, possuem significativos contributos para o desenvolvimento da nossa sociedade e mundo”.

       

      PONTO FINAL

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau