Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Setembro, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
27.9 ° C
29.4 °
27.9 °
89 %
6.2kmh
40 %
Qui
28 °
Sex
28 °
Sáb
29 °
Dom
29 °
Seg
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Cultura Lao Wa Chi proferiu uma palestra no IPM sobre a “identidade do...

      Lao Wa Chi proferiu uma palestra no IPM sobre a “identidade do designer”  

      O primeiro designer de Macau a colaborar com a famosa marca Louis Vuitton proferiu uma palestra online no Instituto Politécnico de Macau (IPM), relativamente à "identidade do designer". O artista referiu ainda a necessidade de, no design comercial, se ter em consideração as reacções do mercado, mantendo a interacção com a sociedade, promovendo assim o desenvolvimento da indústria do design.

      Lao Wa Chi, antigo aluno do Instituto Politécnico de Macau (IPM) e o primeiro designer de Macau a ser convidado para colaborar com a famosa marca Louis Vuitton, foi convidado pelo instituto para proferir a palestra online “Identidade do designer”, realizada recentemente e através da qual o artista compartilhou com os participantes alguns aspectos da sua vasta experiência em design e na produção de ideias criativas.

      A palestra contou com a participação de alunos e professores dos cursos de design e de artes visuais do IPM e de outros jovens designers, permitindo uma discussão alargada em torno da identidade do designer. O director substituto da Escola Superior de Artes (ESA) do IPM, Lai Ming Hoi, referiu que o design faz parte da vida quotidiana. O docente encorajou os jovens presentes a darem os seus contributos à sociedade, aproveitando as próprias influências para promover, com sucesso, a articulação das artes criativas e culturais com as actividades comerciais.

      Lao Wa Chi tem uma vasta experiência prática em design, criou o CHILL Design, em Macau, em 2013 e dedica-se especialmente à promoção das actividades comerciais através do pensamento criativo do design e, mais em geral, à promoção do desenvolvimento social. O autor participou na organização de vários concursos internacionais de design, realizados em diferentes cidades dos Estados Unidos da América, do Japão e da China, empenhando-se na promoção do design de marcas comerciais. As suas obras de design comercial podem encontrar-se em mais de 30 cidades do mundo. A sua equipa de design é a única equipa chinesa a ter conseguido entrar nos mercados de vários países e regiões, incluindo do Reino Unido, Estados Unidos da América, Suíça, Alemanha, Canadá, Portugal, Japão, Filipinas, Vietname e, naturalmente, a China continental. Em 2019, Lao Wa Chi criou também a equipa de CHILL Design, em Xangai.

      A palestra organizada pelo IPM realizou-se em formato online, tendo o designer convidado apresentado, através de exemplos de criações do interior da China, de Macau e do Japão, a identidade inter-regional do designer. Tomando a marca “Macau Pass” como exemplo, recomendou que a função do design seja a de criar uma nova imagem, elevando assim o nível dos objectos e dando-lhes uma nova posição de destaque no mercado. Durante a palestra, o palestrante exibiu alguns dos seus trabalhos de design, incluindo: o design da imagem de marca da Galeria Whitestone do Japão, o design da embalagem do cigarro electrónico INS e o design de mala dura da marca Louis Vuitton, entre outros. Em 2021, Lao Wa Chi foi convidado pela Louis Vuitton para participar nos trabalhos de design da marca LV, tendo já sido lançada, com sucesso, a edição especial de mala dura clássica Bisten 70, na qual ele se inspirou nas diferentes cores como elementos visuais para demonstrar as suas próprias memórias sobre Macau.

      Depois de um período de perguntas e respostas, o designer referiu ainda a necessidade de no design comercial se ter em consideração as reacções do mercado, mantendo a interacção com a sociedade, promovendo assim o desenvolvimento da indústria do design.

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau

      DEIXE UMA RESPOSTA

      Por favor escreva o seu comentário!
      Por favor, escreve aqui o seu nome