Edição do dia

Terça-feira, 9 de Agosto, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
27.9 ° C
27.9 °
26.9 °
83 %
5.1kmh
20 %
Seg
28 °
Ter
28 °
Qua
29 °
Qui
28 °
Sex
29 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade Nova estação de tratamento de água da Seac Pai Van inaugurada amanhã...

      Nova estação de tratamento de água da Seac Pai Van inaugurada amanhã  

      Está a funcionar desde o final de 2020, mas devido à pandemia de Covid-19, a sua inauguração oficial tem vindo a ser adiada pela Macao Water. A nova estação de tratamento de água, situada em Seac Pai Van, tem uma capacidade diária de 130.000 metros cúbicos e veio equilibrar o sistema de distribuição de água do território, onde a demanda começava a ser maior que a oferta.

      Macau terá, oficialmente e a partir de amanhã mais uma estação de tratamento de água. A Sociedade de Abastecimento de Águas de Macau (Macao Water) vai inaugurar a infra-estrutura com pompa e circunstância, mas a estação já se encontra em funcionamento desde o final de 2020, introduzindo na rede pública de distribuição de água cerca de 130.000 metros cúbicos por dia.

      “A Macao Water fez o planeamento de infra-estruturas de abastecimento de água e implementou o investimento na construção da estação de tratamento de água de Seac Pai Van para enfrentar o constante desenvolvimento económico e social de Macau nos últimos anos e à crescente procura de água na Zona das Ilhas”, referiu aos jornalistas a directora de operações da Macao Water, Annie Chan, durante uma visita de cortesia às instalações.

      Localizada na Estrada do Altinho de Ká-Hó, em Coloane, mesmo ao lado do Reservatório de Seac Pai Van, a estação cobre uma área de 17 mil metros quadrados. A construção da infra-estrutura iniciou em meados de 2018, com a estrutura principal terminada no final de 2019. No final de 2020, a depuração da rede de interconexão estava realizada.

      Após a plena entrada em funcionamento da nova estação, a capacidade total de produção das quatro estações de tratamento de água em Macau (Ilha Verde, Reservatório do Porto Exterior, Coloane e Seac Pai Van) foi aumentada de 390.000 metros cúbicos para 520.000 metros cúbicos por dia. “Depois de uma demanda muito grande, agora, com isto, será suficiente para atender às necessidades de desenvolvimento de Macau nos próximos 10 anos ou mais, além disso, garantirá, com mais eficiência, o estável abastecimento de água da Zona das Ilhas e responderá a incidentes inesperados de abastecimento de água”, notou a mesma responsável.

      Nos últimos anos, as duas estações de tratamento de água situadas na península de Macau, através das condutas de abastecimento de água das três pontes marítimas, têm sido utilizadas para fornecer água à Taipa, Cotai e Coloane. Com a entrada em funcionamento da estação de tratamento de Seac Pai Van, a pressão existente nessas estações deixa agora de existir.

       

      Um processo moderno e novo em Macau 

      A água que chega à estação de tratamento de água da Seac Pai Van provém de  Zhuhai. Através da quarta conduta de abastecimento, a água entra directamente na nova estação passando por um total de sete rigorosos passos de tratamento até chegar a água potável, que cumpre o regulamento de águas e de drenagem de águas residuais de Macau aprovado pelo Governo da RAEM.

      O processo de tratamento de água é divido em sete partes: coagulação primária, pulsatube, coagulação secundária, pulsazur, coagulação terciária, filtração e desinfecção.

      O processo de pulsazur é destaque técnico do tratamento de água em Seac Pai Van. É um processo de tratamento de água adoptado pela primeira vez em Macau, podendo tratar de uma forma mais eficaz da água que chega de complexa qualidade. O processo passa uma pulsação para formar um leito lamacento de carbono, com o auxílio do carvão activado em pó, a fim de remover eficazmente os odores residuais, matéria orgânica, micro-poluentes da água.

      Entretanto a infra-estrutura já recebeu o “1-star Green Building Design Label” da China Green Building and Energy Saving (Macau) Association e foram pré-seleccionadas como um dos quatro finalistas do GWI (Global Water Intelligence) para os prémios do projecto Água do Ano de 2021, tratando-se do único projecto na Ásia a chegar à final.

      A Macao Water referiu ainda que a construção da estação de tratamento está em conformidade com o plano director de Macau e é concebida tendo como princípios de  economizar em terra, energia, água, matérias e protecção ambiental.

      Entre as diversas novidades sustentáveis do edifício destaca-se a utilização de plantação vertical e telhas verdes em telhado. Adaptada às condições locais, aumenta a área de plantação com a plantação vertical. Ao mesmo tempo, as paredes exteriores do edifício completo, a sala de dosagem e a sala de bombas são decoradas com faixas decorativas de madeira amigas do ambiente, e os telhados do clarificador e do tanque do filtro são também feitos de materiais amigos do ambiente. A utilização de materiais recicláveis representa mais de 10% do peso total dos materiais de construção utilizados.

      A pensar no meio-ambiente, a Macao Water também instalou lâmpadas de rua solares, fazendo uma utilização racional e eficaz da ventilação e luz naturais.

      A reutilização da água da chuva também foi pensada. A água da chuva é recolhida e reciclada no reservatório de Seac Pai Van.

      A nova obra encarna plenamente o conceito verde de conservação de energia e redução de emissões para a economia circular. Sendo uma avançada estação de tratamento de água ecológica e económica, revela a companhia das águas do território, implementa a abordagem de ecologia emergente para alargar a paisagem ecológica do reservatório de Seac Pai Van, perfeitamente integrada com tecnologias de construção e poupança de energia verdes.

      DEIXE UMA RESPOSTA

      Por favor escreva o seu comentário!
      Por favor, escreve aqui o seu nome