Edição do dia

Quinta-feira, 27 de Janeiro, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
21.3 ° C
22.7 °
20.9 °
83 %
2.6kmh
20 %
Qui
21 °
Sex
20 °
Sáb
19 °
Dom
16 °
Seg
14 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Desporto FIBA 3x3 evolui pela primeira vez em Macau

      FIBA 3×3 evolui pela primeira vez em Macau

      O evento de basquetebol está a acontecer em três locais do território: Ruínas de São Paulo, Largo do Pagode da Barra, junto ao Templo de A-Má, e no Wynn Palace, no Cotai. Cerca de 200 equipas vão esgrimir forças até ao final do dia de domingo. Há pelo menos um português a competir e o PONTO FINAL conversou com ele.

      A FIBA 3×3 Mestres de Macau – Taça Wynn Torneio de Qualificação da Grande Baía está a decorrer, pela primeira vez, no território até domingo. Cerca de 200 equipas jogam entre si em eliminatórias em três quadras espalhadas pelo território: Ruínas de São Paulo, Largo do Pagode da Barra, junto ao Templo de A-Má, e no resort integrado Wynn Palace, no Cotai.

      Pelo que o PONTO FINAL conseguiu apurar, há pelo menos um português a competir. Miguel Araújo falou ao nosso jornal junto do monumento ‘ex-libris’ da cidade antes de competir. “Este evento de rua é espectacular. As novas regras em 3×3 torna o jogo mais rápido e mais intenso. Vai ser um grande desafio. As expectativas são de passar para a fase das eliminatórias, ou seja, passar para a próxima fase. A nossa equipa não é das melhores no torneio, temos noção disso. Há muitas equipas fortes e não vamos chegar à final, com certeza, mas é divertido e servirá para passar bons momentos”.

      O português revela que jogou basquetebol federado quando era miúdo e a modalidade continua a ser uma das que considera de eleição. “Desde miúdo que jogo basquetebol. Joguei federado em Portugal, nas camadas jovens, nos Estrelas da Avenida, uma equipa que, penso, já nem existe. Depois acabei por jogar quando estava a estudar na universidade”, afirmou.

      A chegada a Macau, já mesmo em idade de veterano, não tirou a vontade de jogar nas quadras, um pouco espalhadas pelo território. “O bichinho sempre ficou e quando vim cá para Macau, comecei a jogar por esses campos e conheci um grupo de malta chinesa no qual me fui integrando. Jogo com eles há muitos anos, inclusive no campeonato de basquetebol de Macau, na segunda e terceira divisões”, referiu Miguel Araújo ao PONTO FINAL.

      E o basquetebol é mesmo para continuar, agora que acabou de fundar com amigos uma equipa de veteranos. “Decidimos fazer agora uma equipa de velhos, mais de 35 anos, para participar no campeonato de Macau. Para mim é um pouco normal porque jogo no campeonato de Macau há sete ou oito anos e sou sempre o único português, praticamente. Muito raro ver portugueses nas equipas de Macau”, disse ainda o português.

      A competição começou na quarta-feira, pelas 14h, nas Ruínas de São Paulo, com um jogo entre a equipa de Macau Lobo Guerreiro Tai Fung e equipa Hua Feng de Zhong Shan que a primeira venceu por 21-6. Ao mesmo tempo houve ainda competições em Largo do Pagode da Barra e no Wynn Palace.

      As provas de grupo e de eliminatória seguem até sábado ao final do dia e no domingo, dia 28 de Novembro, desenrolar-se-ão as competições dos oitavos-de-finais até às finais no Wynn Palace.

      Para as provas de grupo e eliminatória até aos quartos-de-final não serão necessários bilhetes de acesso, mas a partir dessa fase os bilhetes serão cobrados a 100 patacas e podem ser adquiridos hoje, das 14h a 19h, na barraca de lembranças do evento situada no relvado da porta sul do Wynn Palace. Cada pessoa só poderá comprar dois bilhetes.

      Para mais informações, os interessados poderão consultar a página oficial do evento em www.macao3x3basketball.com, bem como as redes sociais Facebook e Instagram, que só estão em língua chinesa.

      A FIBA 3X3 Mestres é um evento de nível mundial organizada pela FIBA, e é a primeira vez ser realizada em Macau, e atraiu a participação de imensas equipas das cidades da Grande Baía, afim de divulgar o intercâmbio entre as cidades. A organização espera melhorar o nível do basquetebol 3X3 de Macau através da organização do evento, que será realizado nos Patrimónios Mundial de Macau, para que todas as equipas participantes possam sentir o encanto do Património Mundial de Macau durante as competições, e demonstrar a emoção do basquetebol de rua aos cidadãos e espectadores do evento.

      A competição mais importante do formato é a Taça do Mundo que é um torneio de basquetebol para seleções nacionais. A primeira vez que foi realizado foi em Agosto de 2012 em Atenas, na Grécia. Os atuais campeões são os Estados Unidos na categoria masculina e a China na categoria feminina.

      O 3×3 é um formato de basquetebol há muito praticado em ruas de todo o mundo, embora de forma menos formal. No início deste século, as regras do jogo começaram a tornar-se padronizadas nos Estados Unidos da América, principalmente através das séries de torneios Gus Macker e Hoop It Up, que realizavam grandes eventos em todo o país para jogadores de diversos níveis e capacidades. Contudo, a ideia de competir oficialmente numa quadra de rua vem de 1992 quando a marca germânica Adidas lançou a sua competição de streetball actualmente interrompida. Desde então, o número de eventos e competições 3×3 não parou de crescer em todo o mundo.

      A estreia internacional do formato aconteceu nos Jogos Asiáticos da Juventude em 2009, onde 19 equipas competiram no torneio masculino e 16 equipas no feminino. Todos os jogos foram realizados em Singapura. Tornou-se formato olímpico nos jogos de Tóquio.

      A Associação Nacional de Basquetebol norte-americana (NBA, na sigla inglesa) também adoptou o formato 3×3. Desde 2016, a mais famosa liga do mundo tem vindo a realizar uma série de torneios de verão conhecidos como “Dew NBA 3X”, onde jogadores amadores locais de todo o país competem em eventos regionais por prémios em dinheiro e uma vaga nas finais. Os campeões masculinos e femininos da “Dew NBA 3X” avançam para o campeonato nacional 3×3 de basquetebol dos EUA para potencialmente representar o país internacionalmente.

      DEIXE UMA RESPOSTA

      Por favor escreva o seu comentário!
      Por favor, escreve aqui o seu nome