Edição do dia

Quarta-feira, 11 de Dezembro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
20.9 ° C
20.9 °
20.4 °
83 %
4.6kmh
20 %
Ter
21 °
Qua
23 °
Qui
18 °
Sex
17 °
Sáb
13 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeFalta um ano para os Jogos Nacionais que se realizam na Grande...

      Falta um ano para os Jogos Nacionais que se realizam na Grande Baía

      Os Jogos Nacionais vão começar daqui a precisamente um ano. Macau, Hong Kong e Guangdong, as regiões onde se realiza esta 15.ª edição, já estão em contagem decrescente. No Largo do Senado, foi colocado um temporizador em contagem decrescente.

       

      A 15.ª edição dos Jogos Nacionais e a 12.ª edição dos Jogos Nacionais para Pessoas Portadoras de Deficiência e 9.ª edição dos Jogos Olímpicos Especiais Nacionais começam em Novembro do próximo ano. As competições realizam-se desta vez em Macau, Hong Kong e em Guangdong. Para assinalar o facto de faltar apenas um ano, realizou-se na cidade de Cantão uma cerimónia para o início da contagem decrescente.

      Macau vai acolher quatro modalidades de competição e uma modalidade de grupo na 15.ª edição dos Jogos Nacionais, nomeadamente, ténis de mesa, basquetebol de três, basquetebol de cinco (Sub-18 masculino), voleibol (feminino) e a modalidade de grupo de karaté, bem como duas competições de badminton nos Jogos Olímpicos Especiais para Deficientes.

      Ho Iat Seng discursou na cerimónia de início da contagem de crescente, reiterando que o Governo da RAEM dá “elevada importância ao trabalho de organização desta edição dos Jogos Nacionais” e referiu também que “os diversos sectores da sociedade de Macau participam de forma activa e trabalham em conjunto para garantir a realização bem-sucedida dos Jogos Nacionais”.

      O Chefe do Executivo destacou que “os Jogos Nacionais não só representam o maior evento desportivo do país, bem como uma plataforma importante para demonstrar a capacidade integrada nacional e impulsionar o intercâmbio e cooperação na área do desporto entre as diferentes regiões”. Ho acrescentou que “Macau tem uma cooperação estreita com Guangdong e Hong Kong e através de vários tipos de mecanismos de contacto, todas as partes impulsionam em conjunto os diversos trabalhos de preparação”.

      Por fim, Ho Iat Seng gradeceu à Administração Geral de Desporto do Estado, à província de Guangdong e ao Governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong pelo apoio a Macau e disse ainda esperar que trabalhem em conjunto com esforços “para apresentar um evento desportivo espectacular para toda a população do país”.

      Macau também está em contagem decrescente. No Largo do Senado foi instalado um temporizador de contagem decrescente, “para os habitantes e turistas sentirem em conjunto a atmosfera calorosa dos Jogos que se avizinham”, diz um comunicado das autoridades que preparam o evento. Após a activação do temporizador, realizou-se uma marcha por algumas das zonas mais movimentadas do território.

      Por outro lado, para assinalar o facto de faltar um ano para os Jogos, entre as 20h e as 21h de sábado foi projectado o slogan “Reunidos na Grande Baía para receber os Jogos Nacionais” em alguns dos ecrãs gigantes da cidade.