Edição do dia

Terça-feira, 25 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nublado
33.2 ° C
33.2 °
33.2 °
78 %
5.2kmh
99 %
Ter
33 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeConstrução do túnel da Colina da Taipa Grande deverá demorar mais de...

      Construção do túnel da Colina da Taipa Grande deverá demorar mais de quatro anos

      Foi lançado ontem o concurso para a concepção e construção do túnel da Colina da Taipa Grande. Num despacho publicado em Boletim Oficial, o Governo diz que o prazo máximo da concepção e construção da obra é de 1.165 dias úteis, o que, fazendo as contas, é perto de quatro anos e meio.

       

      O Governo lançou ontem, através de um despacho publicado em Boletim Oficial, o concurso limitado por prévia qualificação para a empreitada de concepção e construção do túnel da Colina da Taipa Grande e das suas ligações. O despacho diz que o prazo máximo da concepção e construção da obra é de 1.165 dias de trabalho a partir da data de consignação da obra, o que dá perto de quatro anos e meio. Neste tipo de empreitada não é definido um preço base.

      Podem concorrer à execução da empreitada as pessoas singulares ou colectivas inscritas na Direcção dos Serviços de Solos e Construção Urbana, na modalidade de execução de obras, bem como aquelas que à data limite de apresentação de candidaturas tenham requerido ou renovado a referida inscrição. As entidades qualificadas serão convidadas a apresentar as suas propostas.

      Na fase final de apreciação das propostas, o Governo vai dar mais importância ao preço da obra, que terá um peso de 50%. O projecto de execução da obra vai valer 25% da decisão, sendo que o projecto da obra valerá 15%. O prazo de concepção e construção vai valer os restantes 10%. A adjudicação é efectuada ao concorrente com pontuação total mais elevada e, no caso de haver empate na pontuação total mais elevada, a adjudicação é efectuada ao concorrente com a proposta de preço mais baixo.

      Recentemente, em resposta a uma interpelação escrita da deputada Ella Lei, Lam Wai Hou, director dos Serviços de Obras Públicas (DSOP), indicou que a obra será “de grande envergadura”, explicando que o túnel da Colina da Taipa Grande e o lado norte do seu traçado farão ligação com a Ponte Macau, e o lado sul ligará a Avenida Wai Long e a Avenida do Aeroporto. “Após a sua conclusão, será proporcionado um acesso rápido para os veículos que circulam entre a península de Macau e o Cotai, evitando a concentração de veículos na Avenida Wai Long e na Estrada de Pac On, o que pode aliviar a pressão do trânsito nas imediações do Terminal Marítimo de Passageiros da Taipa e do Aeroporto Internacional de Macau e nas vias da zona do Pac On”, destacou o responsável da DSOP.

      Na interpelação, Ella Lei questionava também a avaliação de impacto ambiental da obra, ao que a DSOP respondeu dizendo que esses trabalhos já foram concluídos em 2022, tendo sido efectuadas as análises e avaliações em relação ao ar, ao ruído, à qualidade da água e à paisagem, bem como ao tratamento e aos impactos dos resíduos durante a execução da obra, e foi definido o respectivo plano de mitigação.