Edição do dia

Terça-feira, 8 de Outubro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu limpo
26.8 ° C
27.9 °
26.5 °
65 %
7.2kmh
0 %
Seg
27 °
Ter
29 °
Qua
28 °
Qui
28 °
Sex
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolíticaGoverno promete acatar directrizes deixadas por Xia Baolong

      Governo promete acatar directrizes deixadas por Xia Baolong

      Xia Baolong está em Macau a fazer uma visita de observação ao território. Ontem, o responsável de Pequim encontrou-se com empresários e com representantes da Associação Comercial de Macau, deixando orientações relativas ao aproveitamento do “cartão de visita dourado” da região enquanto “metrópole internacional” e sobre a implementação do princípio “Macau governado por patriotas”. André Cheong, secretário para a Administração e Justiça, prometeu que a RAEM irá acatar as directrizes de Pequim.

       

      Xia Baolong, director do Gabinete de Trabalho de Hong Kong e Macau do Comité Central do Partido Comunista da China e director do Gabinete dos Assuntos de Hong Kong e Macau junto do Conselho de Estado, chegou a Macau na segunda-feira para uma visita de observação à RAEM. Ontem, o representante de Pequim encontrou-se com empresários e com elementos da Associação Comercial de Macau e deixou mais uma série de orientações.

      Citado num comunicado do Governo, Xia começou por salientar que Macau “possui as maiores vantagens institucionais de ‘um país, dois sistemas’, não só mantém inalterados o sistema e o estilo de vida de Macau, mas também é capaz de partilhar o vasto mercado e as oportunidades de desenvolvimento do interior da China”.

      O director do Gabinete dos Assuntos de Hong Kong e Macau junto do Conselho de Estado aproveitou a ocasião para encorajar os sectores de Macau a “potenciarem melhor o posicionamento e as vantagens inerentes a Macau, a fazerem brilhar ainda mais o ‘cartão de visita dourado’ de Macau como metrópole internacional e contribuírem na promoção do desenvolvimento adequado e diversificado da economia”.

      Por outro lado, pediu uma optimização da construção do sistema jurídico e implementação do princípio “Macau governado por patriotas”, bem como a melhoria da vida da população, reforço do intercâmbio com o exterior e da capacidade governativa e de gestão.

      As palavras de Xia Baolong constituem “orientações e directrizes relevantes e claras para a realização dos trabalhos da próxima fase na área da administração e justiça”, lê-se no comunicado do Governo. Citado no mesmo comunicado, André Cheong também se comprometeu com as exigências de Xia Baolong. O secretário para a Administração e Justiça afirmou que “irá comprometer-se a cumprir rigorosamente as funções no âmbito da administração e justiça, contribuindo, conforme as directrizes de trabalho apresentadas por Xia Baolong”.

      O secretário assegurou também que irá “implementar estritamente o princípio ‘um país, dois sistemas’ e a Lei Básica de Macau, optimizar constantemente o regime jurídico e mecanismo executivo da Lei Básica de Macau, salvaguardar firmemente o poder pleno da governação do Governo Central, reforçar a implementação do princípio ‘Macau governado por patriotas’, garantir, no âmbito da lei e do regime jurídico, a implementação bem-sucedida, estável e duradoura do princípio ‘um país, dois sistemas'”.

      André Cheong acrescentou que irá “continuar a consolidar a coordenação legislativa, definir, de forma científica, os planos legislativos, aumentar a eficiência legislativa, promover o desenvolvimento adequado e diversificado da economia da RAEM”. Por outro lado, frisou também que irá, no âmbito das actividades comemorativas do retorno de Macau à pátria, promover e divulgar a Constituição, a Lei Básica de Macau, a lei relativa à defesa da segurança do Estado, entre outros diplomas legais.

      O secretário também prometeu “consolidar a base socio-política, especialmente dos jovens, de amar a pátria e amar Macau, incrementando o espírito de amar a pátria e amar Macau”. Por último, referiu que “irá responder activamente às expectativas dos cidadãos, promover, de forma ordenada, os espaços de lazer, entre outras construções municipais, optimizar, continuadamente, a gestão dos mercados, assim como de outros serviços nesta área, com o objectivo de melhorar o sentir de felicidade e prosperidade da população”.

       

      Xia Baolong destaca “vantagens humanísticas” de Macau

       

      Num encontro com a secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, Xia Baolong destacou as “vantagens humanísticas na mistura das culturas chinesa e ocidental”, aproveitando para incentivar as associações a “trabalharem juntas para o ‘cartão de visita dourado’ de Macau brilhar ainda mais como metrópole internacional”. O responsável de Pequim visitou na quarta-feira quatro associações e uma escola acompanhado de Elsie Ao Ieong. A secretária frisou que “a série de políticas favoráveis, tais como, a escolaridade gratuita, os serviços médicos gratuitos, e o regime da segurança social de dois níveis, depende do apoio de sectores que amam a pátria e amam Macau, e apresentam oportunamente opiniões, com o objectivo das políticas implementadas se aproximarem mais das necessidades da sociedade”. A governante acrescentou que Xia Baolong “reconheceu plenamente que as associações ajudam o Governo a governar, bem como o contributo dos chineses ultramarinos para a RAEM e a pátria”.

       

      ‘Yum cha’ com patriotas

       

      Na manhã de ontem, Xia Baolong esteve num ‘yum cha’ com “sete pessoas que amam a pátria e que amam Macau”, diz a TDM em língua chinesa. São eles: Ma Iao Lai, presidente da Associação Comercial de Macau; Ung Si Meng, presidente honorário da União Geral das Associações dos Moradores de Macau; Tina Ho, presidente da Associação Geral das Mulheres e irmã do Chefe do Executivo da RAEM; Liu Chak Wan, empresário e chanceler da MUST; Lei Pui Lam, presidente da Associação de Intercâmbio de Cultura Chinesa; Chan Kam Meng, vice presidente da FAOM; e Io Hong Meng, presidente da União Geral das Associações dos Moradores de Macau. Estava também presente Ho Iat Seng.