Edição do dia

Domingo, 21 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva moderada
25.9 ° C
26.9 °
25.9 °
94 %
5.7kmh
40 %
Dom
25 °
Seg
25 °
Ter
25 °
Qua
25 °
Qui
29 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioÁsiaChefe nuclear da ONU visita Japão para examinar descargas em Fukushima

      Chefe nuclear da ONU visita Japão para examinar descargas em Fukushima

      O chefe da agência atómica das Nações Unidas, Rafael Mariano Grossi, está no Japão para examinar as descargas de águas residuais radioativas da central nuclear de Fukushima Daiichi. Deverá, também, discutir uma maior cooperação com o Japão para promover um uso pacífico de energia nuclear e a não-proliferação de armas nucleares, segundo a agência Associated Press.

      A visita, que começou ontem, é a primeira desde que começaram as descargas da água residual tratada, em agosto. Acontece, também, um dia depois do 13.º aniversário do terremoto e tsunami que atingiram o país a 11 de Março, desencadeando o desastre de Fukushima. “Esta data tem um significado especial no Japão”, disse Grossi num encontro com o ministro do Ambiente japonês, Shintaro Ito.

      O desastre de 2011 levou a “um fortalecimento das ligações e da cooperação entre o Japão e a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA)”, acrescentou.

      Recorde-se que, mais de uma década após o incidente nuclear, a 24 de Agosto do ano passado, a central de Fukushima começou as descargas da água residual radioativa que daí resultou, e que foi tratada e diluída com grandes quantidades de água salgada. O processo deverá demorar várias décadas até estar completo.

      As descargas têm gerado, no entanto, polémica, principalmente entre os pescadores e países vizinhos, entre eles a China, que baniu todas as importações de marisco e peixe oriundos do Japão.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau