Edição do dia

Domingo, 21 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
24.9 ° C
24.9 °
24.9 °
94 %
5.1kmh
20 %
Sáb
26 °
Dom
26 °
Seg
25 °
Ter
25 °
Qua
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeMacao Water prevê subida no abastecimento de água este ano

      Macao Water prevê subida no abastecimento de água este ano

      O abastecimento de água em Macau atingiu os 97 milhões de metros cúbicos no ano passado, um aumento de 7% em termos anuais. Kuan Sio Peng, directora executiva da Macao Water, acredita que o respectivo volume continue a subir e chegará ao nível de 2019, ultrapassando os 100 milhões de metros cúbicos. O aumento é justificado com a chegada de mais turistas e retoma de actividades comerciais.

      FOTOGRAFIA GONÇALO LOBO PINHEIRO

       

      A Sociedade de Abastecimento de Águas de Macau (Macao Water) prevê um crescimento contínuo do abastecimento de água no futuro próximo, antecipando que o volume de bombeamento anual de água a nível local deverá voltar este ano ao grau de 2019 e atingir mais de 100 milhões de metros cúbicos. As estimativas foram feitas por Kuan Sio Peng, directora executiva da Macao Water, que adiantou que os motivos do aumento são o crescimento económico de Macau impulsionado pela retoma das actividades comerciais e turísticas.

      No mês passado, Janeiro, o volume de abastecimento de água subiu 12% em comparação com o período homólogo do ano passado. Já para o mês de Fevereiro, a responsável não prevê que esse volume vá disparar, mesmo com a vinda de muitos turistas a Macau durante os feriados do Ano Novo Lunar, altura em que o território recebeu 1,36 milhões de visitantes durante a semana dourada. “Apesar de haver muitos turistas, muitos residentes de Macau também foram viajar”, explicou.

      Kuan Sio Peng disse acreditar que haja um “aumento significativo” do fornecimento de água no primeiro semestre deste ano, uma vez que o turismo ainda não foi totalmente aberto nessa altura do ano passado e o número de base para cálculo é mais baixo. “Prevê-se um acréscimo de 7% a 8% no abastecimento de água na primeira metade do ano”, sublinhou. Assim, a porta-voz está confiante de que “os resultados vão correr bem” para o ano.

      A Macao Water realizou ontem um almoço de Ano Novo Lunar. No seu discurso de abertura do evento, Kuan Sio Peng avançou que, em 2023, após a reabertura total das fronteiras no início do ano, Macau registou um aumento contínuo das chegadas de visitantes e um aumento de 7% no fornecimento anual de água, que atingiu os 97 milhões de metros cúbicos.

      Em relação aos trabalhos agendados para este ano, Kuan Sio Peng destacou que a empresa irá realizar várias manutenções das instalações de abastecimento de água de várias redes de água, incluindo a manutenção a grande escala das bombas de água, a substituição de canos e contadores da estação de tratamento II do reservatório do porto exterior (MSR II). “Vamos ainda cooperar com o Governo para iniciar a colocação de instalações de abastecimento de água no lote P da Areia Preta e na Zona A dos Novos Aterros”, assumiu.

      A Macao Water lançou em 2021 o “Plano de Apoio Financeiro para Reparação das Instalações de Abastecimento de Água de Edifícios Baixos”, que foi financiado com 10 milhões de patacas pelos accionistas da empresa. Kuan Sio Peng assinalou que o plano “alcançou os resultados esperados após três anos de implementação”. “Até à data, já beneficiou mais de 6.000 unidades habitacionais, motivando eficazmente os proprietários a providenciar proactivamente a reparação e manutenção das instalações de abastecimento de água dos respectivos edifícios”, disse a empresa, pelo que a Macao Water anunciou que vai prolongar o plano por mais um ano, até finais de Março de 2025.

      A empresa de abastecimento de água também deu continuidade ao programa de “Duas Ofertas Exclusivas para Consumidores de Água Doméstica” e criou novos serviços ao cliente, incluindo sistema de obtenção de senhas online e o serviço de descarregamento de facturas electrónicas através do WeChat, de forma a reduzir a utilização de papel e promover a protecção ambiental.