Edição do dia

Quarta-feira, 28 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
16.9 ° C
16.9 °
16.9 °
82 %
3.6kmh
40 %
Qua
20 °
Qui
21 °
Sex
17 °
Sáb
15 °
Dom
20 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Grande China China e Nauru restabelecem relações diplomáticas em detrimento de Taiwan

      China e Nauru restabelecem relações diplomáticas em detrimento de Taiwan

      China e Nauru reataram ontem formalmente as relações diplomáticas, após o pequeno Estado insular do Pacífico ter cortado os laços com Taiwan. A cerimónia de assinatura teve lugar em Pequim, na presença dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países.

      Há mais de 70 anos que os dois governos rivais de Pequim e Taipé disputam o reconhecimento diplomático de outros Estados. Em nome do princípio “Uma só China”, Pequim não permite que países estrangeiros mantenham relações diplomáticas paralelas com Taipé.

      Em 15 de Janeiro, Nauru anunciou o corte de relações diplomáticas com Taiwan a favor da China. Nauru tomou pela primeira vez o partido de Pequim em 2002, após 22 anos de relações com Taiwan, antes de se aliar novamente a Taipé em 2005. “China e Nauru estão geograficamente distantes e separados por vastos oceanos, mas a amizade entre os dois povos tem uma longa história”, disse o chefe da diplomacia chinesa, Wang Yi, ao homólogo de Nauru, Lionel Aingimea. “Congratulamo-nos com este novo capítulo das relações entre Nauru e China. Estas relações basear-se-ão na força e numa estratégia de desenvolvimento”, assegurou o chefe da diplomacia de Nauru.

      A reunião teve lugar em Pequim, no complexo diplomático de Diaoyutai, numa sala com uma janela com vista para um pequeno lago.

      O restabelecimento formal das relações diplomáticas entre a China e Nauru ocorre numa altura em que dois deputados norte-americanos se encontram em Taiwan para “reafirmar o apoio dos EUA” à ilha, na sequência das recentes eleições ganhas por William Lai.

      Nos últimos anos, Pequim conseguiu conquistar a Taipé vários aliados, incluindo São Tomé e Príncipe, Panamá, República Dominicana e Nicarágua. Entre os 12 Estados que ainda mantêm relações diplomáticas com Taiwan contam-se o Vaticano, Essuatíni (antiga Suazilândia), o Paraguai, nações insulares do Pacífico e o Haiti.

      Nauru, com uma população de 12.500 habitantes, é um dos países mais pequenos do mundo e está localizado a cerca de 4.000 quilómetros a nordeste de Sydney, na Austrália.

       

       

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau