Edição do dia

Segunda-feira, 26 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
13.9 ° C
15.9 °
13.9 °
72 %
5.7kmh
40 %
Dom
16 °
Seg
19 °
Ter
20 °
Qua
20 °
Qui
21 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade Abrem hoje as inscrições para o programa de rastreio do cancro do...

      Abrem hoje as inscrições para o programa de rastreio do cancro do colo-rectal

      A partir de hoje, os residentes de Macau com idades compreendidas entre os 55 e os 69 anos, podem inscrever-se no programa de rastreio do cancro colo-rectal e fazer a marcação online de um exame ou dirigir-se pessoalmente ao centro de saúde da correspondente área de residência para marcar a avaliação ou pedir informações. O programa de rastreio do cancro colo-rectal foi lançado a Novembro de 2016 e até 31 de Dezembro de 2023 foram registados neste programa 27.092 residentes, destes 23.350 concluíram o exame de sangue oculto nas fezes, a título gratuito.

      Nestes, foram identificados com resultado positivo no exame 2.680 pessoas, tendo sido posteriormente encaminhadas para a realização de uma colonoscopia (financiada) numa instituição médica privada. Até ao presente momento, 2.457 pessoas efectuaram a colonoscopia e em 139 foi diagnosticado cancro colo-rectal, sendo que na maioria dos casos a situação foi diagnosticada precocemente e os respectivos casos foram transferidos para tratamento clínico e seguimento. O cancro colo-rectal é um dos cancros mais comuns em Macau, ocupa o segundo lugar entre os primeiros dez cancros com mais incidência e causa de morte por cancro.

      As autoridades dizem que, “com o envelhecimento da população de Macau e a dieta desequilibrada, prevê-se que o número de casos de cancro colo-rectal continue a aumentar”.

      O cancro colo-rectal pode desenvolver-se em qualquer pessoa. O cancro ocorre mais frequentemente em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos devido à entrada no período em que as células da mucosa colo-rectal se tornam pólipos, e posteriormente se tornam cancerígenas, o que pode levar até 10 anos. A manutenção de uma dieta equilibrada, prática de exercícios físicos com frequência e a realização regular de rastreio colo-rectal regular, pode prevenir a manifestação de cancro colo-rectal.

       

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau