Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
14.9 ° C
14.9 °
14.9 °
77 %
8.8kmh
40 %
Qui
15 °
Sex
16 °
Sáb
14 °
Dom
20 °
Seg
21 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Economia Indústria do turismo espera chegada de 100 mil visitantes por dia durante...

      Indústria do turismo espera chegada de 100 mil visitantes por dia durante o Grande Prémio

       

      Andy Wu, presidente da Associação de Indústria Turística, espera que Macau receba, ao longo dos dois fins-de-semana do Grande Prémio de Macau, uma média de 100 mil visitantes por dia. Além disso, o responsável acredita que a taxa de ocupação dos hotéis ultrapasse os 90%.

       

      Este ano marca o 70.º aniversário do Grande Prémio de Macau e, por isso, a organização decidiu estender o evento ao longo de dois fins-de-semana: 11 e 12 de Novembro e também de 16 a 19 deste mês. Depois do fim das restrições pandémicas impostas pelo Governo nos últimos três anos, a edição deste ano promete atrair muitos visitantes. Andy Wu, presidente da Associação de Indústria Turística, está confiante.

      Em declarações ao jornal Ou Mun, o representante do sector do turismo disse esperar que, nesses dias, cheguem à região cerca de 100 mil visitantes diariamente, em média. Isso fará com que a taxa de ocupação hoteleira ultrapasse os 90%, não só nos hotéis do Cotai como nos da península. O responsável explica também que, no passado, os responsáveis pela corrida e os pilotos optavam por ficar alojados em hotéis próximos do circuito, mas este ano o evento tem uma envergadura maior, pelo que deverão dispersar para outros hotéis mais afastados. Os preços dos quartos de hotel deverão aumentar entre 10% a 20% em comparação com dias normais, estima o responsável.

      Por outro lado, Andy Wu acredita que o poder de compra dos turistas que chegam à região para ver o Grande Prémio será comparável aos visitantes que chegam para eventos de convenções e exposições, cujo gasto per capita é de 5.140 patacas.

      O presidente da associação ligada ao sector do turismo também estima que este ano a venda de bilhetes ultrapasse até os níveis anteriores à pandemia. Recorde-se que, recentemente, as autoridades assinalaram que já tinham sido vendidos cerca de 80% dos bilhetes para esta edição do Grande Prémio. Além disso, 90% dos bilhetes da bancada da curva do Lisboa já tinham sido vendidos.

      Recorde-se que Helena de Senna Fernandes, directora dos Serviços de Turismo, indicou recentemente que o número total de visitantes entre Janeiro e Outubro deste ano foi de 22,72 milhões, perfazendo uma média diária de cerca de 75 mil. Contudo, estes mais de 22 milhões de visitantes não chegam ainda aos números de 2019 – antes do início da pandemia. O número alcançado agora equivale a 68% do nível que se tinha registado no mesmo período de 2019.

      Recentemente, a Direcção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC) divulgou os números relativos aos visitantes no mês de Setembro, mês em que entraram em Macau cerca de 2,3 milhões de visitantes, mais 312,5% do que em Setembro do ano passado, mas menos 28,6% do que em Agosto deste ano.

      Nos três primeiros trimestres de 2023 chegaram a Macau 19.928.168 visitantes, mais 356,6%, face ao período homólogo do ano transacto.