Edição do dia

Segunda-feira, 17 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
27.9 ° C
29.9 °
27.9 °
94 %
4.6kmh
40 %
Dom
28 °
Seg
30 °
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioÁsiaUma pessoa morreu e milhares foram deslocadas devido às inundações na Índia

      Uma pessoa morreu e milhares foram deslocadas devido às inundações na Índia

       

      Uma pessoa morreu e milhares foram deslocadas para abrigos devido às inundações que atingiram esta semana o leste da Índia, informou uma agência do Governo indiano. O estado de Assam, no leste do país, está em alerta vermelho e a preparar-se para mais chuvas.

      Quase 14.000 pessoas já foram levadas para 83 abrigos, administrados pelo governo do estado de Assam em 20 dos seus 31 distritos, disse num comunicado a agência estadual de gestão de desastres. Cerca de 500.000 pessoas já foram atingidas pelas inundações provocadas pelas chuvas de monções neste estado.

      “Estamos totalmente preparados para lidar com a situação através das nossas equipas de resgate, colocadas em locais vulneráveis e mais afectados”, disse G.D. Tripathi, responsável do governo local.

      Um dos maiores rios da Ásia, o Brahmaputra, sofre inundações todos os anos. Este rio atravessa 1.280 quilómetros do estado de Assam antes de entrar no Bangladesh, que compartilha uma fronteira de 260 quilómetros com o estado indiano.

      Deslizamentos de terra provocados pelas fortes chuvas ocorreram em várias partes dos estados de Assam e Sikkim, acrescenta o comunicado. Em 2022, as inundações na Índia e no Bangladesh deixaram mais de uma dúzia de mortos e milhões de desabrigados.

      As chuvas de monções atingem a região entre Junho e Setembro. As chuvas são cruciais para as culturas plantadas durante a estação, mas muitas vezes podem causar grandes danos.

      O padrão das monções está a mudar desde a década de 1950, com longos períodos de seca intercalados com chuvas fortes, de acordo com Roxy Mathew Koll, cientista do clima do Instituto Indiano de Meteorologia Tropical em Pune.

      Os cientistas dizem que as alterações climáticas são um dos fatores que explicam as chuvas erráticas que estão a provocar inundações sem precedentes no Bangladesh e no nordeste da Índia.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau