Edição do dia

Sábado, 22 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
30.9 ° C
31.9 °
30.9 °
79 %
4.1kmh
40 %
Sáb
31 °
Dom
30 °
Seg
30 °
Ter
30 °
Qua
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaLivro sobre grafemas enquanto expressão artística apresentado na Livraria Portuguesa

      Livro sobre grafemas enquanto expressão artística apresentado na Livraria Portuguesa

      O lançamento de “A Letra como Elemento de Expressão Artistica” dos autores Cláudio Rocha e Flávio Tonnetti procurará ser palco de uma análise de diversos exemplos de obras artísticas, passando pela pintura, pela poesia visual, pela colagem e pelas vanguardas europeias do século XX. No mesmo dia, o tipógrafo e calígrafo macaense Aquino da Silva promove uma oficina com letras desenvolvidas a partir das placas e sinalizações de prédios históricos de Macau.

      A Livraria Portuguesa prepara-se para receber a apresentação do livro “A Letra como Elemento de Expressão Artística” dos autores brasileiros Cláudio Rocha e Flávio Tonnetti, no próximo dia 8 de Junho, quinta-feira, pelas 18h30. Antes, pelas 17h30, haverá lugar a uma oficina de Letter Press ministrada pelo tipógrafo e calígrafo macaense Aquino da Silva, oferecida gratuitamente antes do lançamento.

      Com apresentação do professor da Universidade de Macau (UM) Roberval Teixeira e Silva e com uma conversa com os autores feita com a moderação de Sara Augusto, professora do Instituto Português do Oriente (IPOR), a apresentação da obra procurará ter ainda o condão de analisar diversos exemplos de obras artísticas, passando pela pintura, pela poesia visual, pela colagem e pelas vanguardas europeias do século XX. “Especial atenção será dada às experiências contemporâneas com o letterpress, no Brasil e no exterior, utilizado como técnica ‘pictórica’, num importante resgate desse sistema industrial”, revela um comunicado enviado às redacções.

      Será ainda mostrado como os recursos de reprodução gráfica “são colocados ao serviço da criação artística, numa celebração do raciocínio visual, da materialização de uma ideia artística”. “Em alguns pontos são traçados paralelos com o sistema de escrita chinês e com elementos da cultura asiática”, pode ler-se ainda no mesmo comunicado.

      “A Letra como Elemento de Expressão Artística” apresenta “um olhar sensível para as letras no contexto das artes visuais, uma abordagem estética da mensagem enquanto imagem: além de ser lida, a palavra foi feita para ser vista”, consideram os autores da obra.

      Os conceitos discutidos na apresentação em Macau foram apresentados originalmente num encontro presencial na cidade de São Paulo, no Brasil, em 2018, conduzido por Cláudio Rocha e Flávio Tonnetti. As reflexões sobre o assunto e as imagens apresentadas durante o encontro foram registados e posteriormente transformados no livro que agora será apresentado por estas bandas. Distribuído digitalmente, “A Letra como Elemento de Expressão Artística” segue as directrizes do licenciamento Creative Commons, com distribuição gratuita e reprodução autorizada para fins académicos e científicos.

      A oficina, que decorrerá uma hora antes do evento de lançamento do livro, será conduzida pelo tipógrafo e calígrafo macaense Aquino da Silva, membro da Macao Type Design Society, que vai oferecer uma experiência tipográfica gratuitacom letras desenvolvidas a partir das placas e sinalizações de prédios históricos de Macau.

      Cláudio Rocha nasceu em São Paulo, em 1957. É um artista visual, tipógrafo e type designer brasileiro. É formado em Editoração pela Anhembi Morumbi e é, também, autor de livros sobre tipografia. Co-edita da revista Tupigrafia. Flávio Tonnetti, que também nasceu em São Paulo, em 1982, éescritor e artista do livro. Actualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, no Brasil, ao mesmo tempo que desenvolve investigação sobre arte e cultura na UM.