Edição do dia

Terça-feira, 25 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nublado
33.2 ° C
33.2 °
33.2 °
78 %
5.2kmh
99 %
Ter
33 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °
Sáb
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeSector do turismo garante que há mão-de-obrasuficiente, apesar da nova vaga da...

      Sector do turismo garante que há mão-de-obrasuficiente, apesar da nova vaga da pandemia

      O sector do turismo descarta que haja impacto no ritmo da recuperação das actividades turísticas locais devido ao recente pico periódico de infecções por Covid-19 em Macau, Hong Kong e no interior da China. Andy Wu, presidente da Associação de Indústria Turística de Macau, acredita que o surto epidémico esta vez “tem pouco impacto” e que há mão-de-obra suficiente para lidar com aumento dos casos, nomeadamente dos funcionários infectados.

      Segundo Andy Wu, embora o número de infecções porCovid-19 e de infecções respiratórias tenha aumentado nos últimos dias no território e nas regiões vizinhas, o volume de visitantes não sofreu uma quebra, tendo sido mantido um volume de 70 mil entradas e saídas no fim-de-semana passado. O responsável, em declarações ao Jornal Ou Mun, considera que, por outro lado, a patogenicidade do vírus deste surto não é elevada, pelo que não causou problemas significativos no funcionamento da sociedade.

      “A indústria está de momento optimista sobre o desempenho do negócio relacionado com o turismo. Mesmo que a escala de contaminação da Covid-19 aumente ainda mais nos próximos dias, acredita-se que todos os sectores terão pessoal suficiente para lidar com o funcionamento normal, e não será preciso ajustar o horário de trabalho ou mesmo fechar as portas como durante o surto no final do ano passado”, afirmou.

      Andy Wu ressalvou que, após o relaxamento das restrições epidémicas no início deste ano, os turistas viajaram muito mais “de forma a compensar o tempo perdido nos últimos três anos”, sendo que várias indústrias recuperaram gradualmente e começaram a recrutar pessoal desde Março. Apontou, nesse sentido, que a situação está melhor e que os estabelecimentos devem ter mão-de-obra pronta agora.

      Citada pelo mesmo jornal, a Direcção dos Serviços de Turismo revelou que foram registadas entradas em Macau de 546 mil turistas na semana passada, entre os dias 15 e 21, resultando numa média diária de visitante superior a 78 mil pessoas, o que representa um crescimento de 15,6% em relação aos 473 mil turistas na semana anterior entre os 8 e 14 de Maio.