Edição do dia

Segunda-feira, 29 de Maio, 2023
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
28.9 ° C
34.4 °
28.9 °
74 %
3.1kmh
20 %
Seg
30 °
Ter
32 °
Qua
32 °
Qui
32 °
Sex
32 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Desporto Selecção de Macau perde com Singapura na estreia de Lázaro Oliveira

      Selecção de Macau perde com Singapura na estreia de Lázaro Oliveira

      Macau perdeu ontem por 1-0 com Singapura, tornando-se uma das últimas selecções de futebol do mundo a regressar aos jogos, depois da pausa imposta pela pandemia de covid-19. Singapura, com uma equipa formada integralmente por profissionais, teve as melhores oportunidades e marcou o único golo por Lionel Tan, aos 66 minutos, com o defesa central a desviar ao primeiro poste um canto.

      Apesar da ausência de um dos capitães, o avançado Nicholas Torrão, devido a lesão, a equipa de Macau contou de início com os defesas de origem portuguesa Filipe Duarte e Amâncio Goitia, tendo este último sido substituído aos 87 minutos. A partida marcou a estreia da nova equipa técnica, que inclui como seleccionador o luso-angolano Lázaro Oliveira e o português Pedro Simões como adjunto. O antigo treinador do Estrela da Amadora assinou contrato com a Associação de Futebol de Macau (AFM) em Outubro de 2019, mas regressou a Portugal em Março de 2020 devido à pandemia. Lázaro Oliveira só conseguiu voltar a Macau após Macau ter abandonado, em meados de Dezembro, a política de ‘zero covid’, que incluía a restrição das entradas e quarentenas que chegaram a ser de 28 dias.

      A última partida de Macau tinha sido em Junho de 2019, quando um golo de Filipe Duarte, formado no Benfica, garantiu a primeira vitória em qualificações para campeonatos do mundo, ao bater o Sri Lanka por 1-0, em casa. A equipa acabou por não seguir em frente, uma vez que a Associação de Futebol de Macau decidiu não enviar a selecção para disputar a segunda mão no Sri Lanka, por razões de segurança, após mais de 250 pessoas terem morrido em ataques bombistas em 21 de Abril de 2019.

      De acordo com o portal da FIFA na Internet, as únicas outras selecções que continuam longe dos relvados são a Samoa e a Samoa Americana, devido à pandemia, e Tonga, que ainda está a recuperar de um tsunami, que, em Janeiro de 2022, afectou mais de 80% da população.

      A partida com Singapura serviu de preparação para a primeira eliminatória da qualificação asiática para o Mundial de 2026, a disputar em meados de Outubro.

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau