Edição do dia

Quarta-feira, 17 de Abril, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
27.5 ° C
29.8 °
26.9 °
94 %
3.1kmh
40 %
Qua
28 °
Qui
28 °
Sex
28 °
Sáb
28 °
Dom
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeCEM economizou mais de 380 milhões de kWh de electricidade em 14...

      CEM economizou mais de 380 milhões de kWh de electricidade em 14 anos consecutivos

      Tudo por causa da sua actividade de conservação de energia que a eléctrica organiza desde 2009. Na edição deste ano, um total de 46 hotéis e 517 edifícios participaram do concurso e 3.580 pessoas inscreveram-se para o sorteio “Acção de Poupança de 5% de Energia”. O assessor principal da Comissão Executiva da empresa, Benjamiin Yue, reafirmou que a CEM tem “um plano director para o desenvolvimento verde e irá implementá-lo por fases, na esperança de construir um sistema de fornecimento de energia fiável, ecológico e de alta qualidade para Macau”.

      A Companhia de Electricidade de Macau (CEM) organiza, desde 2009, a actividade de conservação de energia, tendo em 14 anos, “economizado mais de 380 milhões de kWh”, revelou a eléctrica local em comunicado de imprensa. Ao mesmo tempo, acrescentou a empresa, “mais de 237 milhões de quilos de emissões de carbono foram reduzidos, o equivalente a plantar 10,3 milhões de árvores”, tudo para “promover o desenvolvimento sustentável de Macau e construir uma sociedade verde e de baixo carbono com todos os cidadãos”.

      Na última edição, que decorreu entre Julho e Outubro do ano passado e contou com o apoio da Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental (DSPA), um total de 46 hotéis e 517 edifícios participaram no concurso e 3.580 pessoas inscreveram-se para o sorteio “Acção de Poupança de 5% de Energia”. “Durante o período do concurso, todas as unidades participantes economizaram um total de mais de 64 milhões de kWh de electricidade.

      A CEM considera que, “embora os cidadãos de Macau e várias indústrias tenham enfrentado fortes desafios devido ao impacto da pandemia no ano passado, o público participou activamente e aumentou a poupança de energia e a redução de carbono”.  No entanto, devido ao surto pandémico em Macau em Junho de 2022, “a CEM não conseguiu realizar leituras de contadores para alguns participantes em Junho e Julho”. Para garantir a equidade, a actividade “baseou-se nas leituras totais de Setembro e Outubro, comparadas com o consumo de electricidade no mesmo período de 2021 para todas as categorias participantes”.

      Em cada categoria, os edifícios, hotéis ou resorts participantes que economizaram a maior percentagem de energia são os vencedores. Um painel de jurados fez a avaliação final de todas as categorias a concurso. O “Vencedor do Grupo ‘Áreas Comuns de Edifícios Residenciais’ – Star River – Windsor Arch BL 1” reduziu o consumo de electricidade em até 46,9% durante o período do concurso. O “Vencedor do Grupo ‘Hotéis’ A – Hotel Caravel” e o “Vencedor do Grupo ‘Hotéis’ B – Hotel Rio” reduziram o consumo de electricidade em mais de 20,9% e 44,2%, respectivamente. O “Prémio de Continuação de Poupança de Energia” foi estabelecido novamente este ano para reconhecer a indústria hoteleira pelos seus esforços contínuos na conservação de energia. Um total de dez hotéis reduziram o consumo de electricidade durante o período do concurso. A “Broadway Macau”, vencedora do “Prémio de Excelência” e do “Prémio de Continuação de Poupança de Energia”, foi convidada a partilhar a sua experiência em poupança de energia na Cerimónia de Entrega de Prémios.

      Benjamin Yue, assessor principal da Comissão Executiva da CEM, referiu durante a cerimónia de entrega dos prémios que “se tornou uma mega tendência adoptar energia de baixo carbono e promover a conservação de energia para enfrentar o problema da alteração climática em todo o mundo”. “Em resposta ao compromisso da China de atingir o pico de carbono até 2030 e a neutralidade carbónica até 2060 e para apoiar o Governo da RAE de Macau a contribuir para os esforços, a CEM formulou um plano director para o desenvolvimento verde e irá implementá-lo por fases, na esperança de construir um sistema de fornecimento de energia fiável, ecológico e de alta qualidade para Macau”, sublinhou.

      O mesmo responsável disse ainda que a companhia “mantém continuamente a fiabilidade do fornecimento de energia ao mais alto nível mundial de 99,9999%”. “A CEM realiza diferentes actividades todos os anos para promover a poupança de energia e um estilo de vida verde e de baixo carbono para a população, de modo a cumprir os valores e missão centrais da responsabilidade social corporativa”, acrescentou.