Edição do dia

Segunda-feira, 17 de Junho, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
28.1 ° C
29.9 °
27.9 °
94 %
3.6kmh
40 %
Seg
30 °
Ter
30 °
Qua
30 °
Qui
30 °
Sex
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaFestival de cinema sino-lusófono apresenta 30 filmes sob o tema "Todos os...

      Festival de cinema sino-lusófono apresenta 30 filmes sob o tema “Todos os Rios Correm para o Mar”

      O Festival de Cinema entre a China e os Países de Língua Portuguesa, que começou na sexta-feira e termina no dia 18 de Novembro, vai apresentar ao público cerca de 30 projectos cinematográficos sob o tema “Todos os Rios Correm para o Mar”. Além dos filmes, o evento conta com seminários, palestras e ‘workshops’.

      O Festival de Cinema entre a China e os Países de Língua Portuguesa, que faz parte da série de eventos do 4.º Encontro em Macau – Festival de Artes e Cultura entre a China e os Países de Língua Portuguesa, começou na sexta-feira e prolonga-se até dia 18 de Novembro. Aqui, há cerca de três dezenas de filmes a serem apresentados sob o tema “Todos os Rios Correm para o Mar”.

      A inauguração do festival sino-lusófono foi na sexta-feira, no cinema do Galaxy, e o filme de abertura foi “Hero”, realizado por três cineastas chinesas, Sylvia Chang, Joan Chen e Shaohong Li. O filme conta as histórias de vida de três mulheres em Pequim, Wuhan e Hong Kong que procuram amor e esperança durante tempos difíceis, descreve o Instituto Cultural (IC) em comunicado de imprensa.

      Este festival divide-se em três secções, nomeadamente “Tão inclusivo Quanto o Oceano”, “Filmes Chineses” e “Filmes Lusófonos”, “visando aproveitar os filmes para dar destaque ao espírito de intercâmbio, inclusão, compreensão mútua e pioneirismo entre a China (incluindo Macau) e os países e regiões de língua portuguesa”, lê-se no comunicado.

      O festival sino-lusófono apresenta uma extensa variedade de filmes“, incluindo Marinheiro das Montanhas“,uma crónica da viagem através do Mediterrâneo até à Argélia. A Marble Travelogue, por sua vez, é uma representação humorística da cadeia de produção do mármore entre a Grécia e a China, num estilo visualmente sedutor“, aponta o IC. Mar, realizado por Johnson Chan, da Universidade de Macau, é rico em poesia e ritmo“, diz o comunicado. A lista de filmes dos países de língua portuguesa inclui também uma série de nomeados e vencedores dos festivais internacionais de cinema, incluindo Fogaréu e Três Tigres Tristes, ambos mostrando a visão fantasiosa dos seus realizadores.

      O festival apresentará também quatro colecções de curtas-metragens, incluindo Altruísmo, Expedição à Vela, Inclusão e Histórias de Mulheres, oferecendo um olhar único sobre a condição humana e permitindo ao público sentir as vozes e as lágrimas“, indica a organização.

      Além dos filmes, durante o festival, serão realizados várias actividades de extensão, incluindo um seminário sobre as Perspectivas de Desenvolvimento e Tendências da Indústria das Curtas-Metragens Chinesas, que contará com a participação do vencedor da Palma de Ouro da Curta-Metragem no Festival de Cannes deste ano e produtor executivo de um dos filmes em exibição do presente Festival, The Water Murmurs, Shan Zuolong. Após a exibição da colecção de curtas-metragens Inclusão, as realizadoras locais do filme Segurar Nas Tuas Mãos, Hao Chit e Kiwi Chan, partilharão os seus pontos de vista com o público.

      Com o apoio da Galaxy, a iniciativa será acompanhadapor duas actividades de extensão, designadamente, o “FAROL DA GUIA – 3d Printing Workshop” e o “Workshop de Jogo de Sombras do Património Mundial”, que serão realizadas no 1.º andar do “Broadway Macau” e conduzidas em cantonense, com entrada livre.