A população de Macau será novamente sujeita a testes de antigénio. Devido aos três novos casos confirmados ontem, as autoridades de saúde exigem a todos os cidadãos a realização de três testes rápidos consecutivos. Entretanto, foi isolado o MGM Cotai, bloqueados edifícios residenciais e canceladas actividades desportivas e culturais, como o Festival da Lusofonia. Ainda assim, as autoridades mostram-se optimistas no controlo da situação.
A população vai ter de voltar a fazer testes de antigénio. Depois de terem sido detectados mais casos positivos de Covid-19 durante o fim-de-semana, as autoridades de saúde voltaram a pedir aos cidadãos que, durante três dias, realizem três testes rápidos em casa. O primeiro teste deverá ter sido realizado ontem, o segundo é realizado hoje e o terceiro amanhã. Os resultados terão de ser carregados na plataforma para o efeito.
No sábado, Zhuhai informou ter detectado um caso positivonuma mulher de 43 anos que vive em Macau. Esta manhã, o Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus anunciou que os dois filhos da mulher também apresentaram testes positivos à Covid-19. Este caso está relacionado com um outro detectado em Zhuhai, no posto de ‘shundaexpress‘ no Centro Comercial Subterrâneo no Posto Fronteiriço de Gongbei.
Como consequência, foi isolado o edifício onde vivem a mulher e os filhos, o Bloco I do Edifício Arco Íris, da Estrada dos Cavaleiros n.º 105, na zona Norte. A mulher é ‘croupier’ no casino do MGM Cotai e, por isso, o espaço encerrou todas as suas actividades. Todos os hóspedes e trabalhadores terão de ficar em isolamento no hotel. Além disso, quem, entre os dias 27 e 29 de Outubro, tenha estado mais de meia hora no MGM Cotai terá de fazer cinco testes de ácido nucleico em sete dias.
Os dois filhos da mulher, ambos com 13 anos, estudam na Escola Secundária da Ilha Verde e, assim, a instituição vai suspender as aulas até ao dia 5 de Novembro. Alunos e professores da escola terão de se sujeitar a cinco testes de ácido nucleico durante os próximos sete dias.
As autoridades de saúde também anunciaram ontem que a partir de agora quem viaja entre Macau e Zhuhai deve apresentar um certificado de teste negativo ácido nucleico negativo realizado nas últimas 24 horas. Esta medida fica em vigor durante cinco dias e depois a validade exigida volta a ser de 48 horas.
Na conferência de imprensa de ontem do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus, Alvis Lo, director dos Serviços de Saúde, salientou que as autoridades querem “tomar medidas no tempo certo, atendendo ao controlo da situação epidémica e não esquecer as actividades socioeconómicas”.
As autoridades ficam então à espera dos resultados dos testes rápidos e dos testes de ácido nucleico nas zonas-alvo. Contudo, Alvis Lo mostrou-se confiante no controlo da situação e disse que, para já, não há necessidade de anunciar medidas rígidas. “Temos a fonte [de transmissão] muito clara e sabemos qual foi a cadeia de transmissão, por isso, depois dos resultados dos testes, podemos fazer uma avaliação mais precisa. Estamos optimistas”, afirmou o director dos Serviços de Saúde.
Actividades culturais e desportivas canceladas
Os três casos positivos detectados este fim-de-semana fizeram soar os alarmes das autoridades, precipitando o cancelamento de várias actividades culturais e desportivas. O 25.º Festival da Lusofonia é um dos exemplos, tendo sido cancelado o último dia do evento. O 4.º “Encontro em Macau – Festival de Arte e Cultura entre a China e os Países de Língua Portuguesa, incluindo a “Exposição de Livros Ilustrados em Chinês e Português” e Prova de Vinhos, também foramcancelados. Também o evento “Vamos Desfrutar – Mercado com Destaque para os Produtos do Mundo Lusófono e Macau 2022 (Templo de Pak Tai)”, que decorria no Largo de Camões, foi cancelado. Além disso, o Instituto do Desporto também cancelou as actividades “Corridas de Obstáculos Macau 2022” e “Super Kids Macao“.