Edição do dia

Sexta-feira, 24 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
25.8 ° C
25.9 °
25.4 °
94 %
4.1kmh
40 %
Qui
26 °
Sex
26 °
Sáb
26 °
Dom
28 °
Seg
29 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeCTT considera estudo da Cable.co.uk “uma grande notícia”  

      CTT considera estudo da Cable.co.uk “uma grande notícia”  

      No dia em que foram apresentadas as emissões filatélicas “Edifícios Históricos de Escolas de Macau” e “120.º Aniversário do Banco Nacional Ultramarino”, a Direcção dos Serviços de Correios e Telecomunicações de Macau não se esquivou a comentar a notícia de que Macau tem a velocidade de banda larga mais rápida do mundo. A directora Derby Lau mostrou-se muito contente com a “grande notícia” e agradeceu à CTM.

       

      A Direcção dos Serviços de Correios e Telecomunicações de Macau (CTT – Macau) considerou ontem que a notícia de que Macau tem a velocidade de banda larga mais rápida do mundo “é uma grande notícia”.

      Durante a conferência de imprensa de apresentação das emissões “Edifícios Históricos de Escolas de Macau” e “120.º Aniversário do Banco Nacional Ultramarino”, Derby Lau aproveitou a pergunta dos jornalistas sobre o assunto para se mostrar “bastante satisfeita” com a conclusão do estudo anual da Cable.co.uk. “Não posso dizer muito mais senão revelar satisfação. Isso significa que a operadora local está a fazer um bom trabalho e, por isso, tenho muito gosto em agradecer o esforço da CTM no seu apoio prestado à população de Macau”.

      Recorde-se que o estudo anual da Cable.co.uk, cuja conclusão foi revelada esta semana, mostrou que Macau tem velocidade de banda larga mais rápida do mundo com velocidades médias de download de 262,74 Mbps. O território atingiu, pela primeira vez, do lugar do ranking produzido pela empresa britânica, depois de em 2021 ter ficado na oitava posição. A subida no ranking, entre outras razões, é justificada pelo resultado da migração de mais clientes das ligações tradicionais para fibra óptica.

      Para a obtenção desta média, em Macau efectuaram-se 1744 testes a IPs únicos, num total de 7.249 testes. A título de exemplo, o download de um filme de 5Gb dura, em média, no território dois minutos e trinta e seis segundos. O acompanhamento de medições de velocidade de banda larga em vários períodos de 12 meses permitiu à Cable.co.uk gerar uma velocidade média geral para o mundo e ver como esse número muda ao longo do tempo. A boa notícia, destacou o estudo, é que a velocidade média global continua a aumentar rapidamente.

       

      À CONSIDERAÇÃO DOS COLECCIONADORES

       

      Para este mês de Setembro, os CTT – Macau têm previstas duas emissões filatélicas. Uma dedicada aos edifícios históricos de escolas de Macau, a ser lançada no dia 9 de Setembro, e ainda uma outra emissão sobre os 120 anos do Banco Nacional Ultramarino (BNU), que estará disponível ao público mais para o fim do mês, no dia 20 de Setembro.

      Em relação à emissão dedicada aos edifícios históricos das escolas de Macau, esta foi desenhada pelo artista Wong Ho Sang, sendo o texto da pagela da autoria de Tam Chi Kuong. A emissão terá 400 mil selos da taxa de 2,50 patacas, 400 mil selos com valor de quatro patacas e 400 mil com taxa de seis patacas. Ao mesmo tempo, serão emitidos 3000 sobrescritos de primeiro dia com selos no valor de seis patacas e 2500 pagelas com taxa de sete patacas. Assim, o preço desta série vai desde o conjunto de seis selos a 25 patacas, passando pelo sobrescrito a 31 patacas ou a pagela a 32 patacas.

      A emissão filatélica é composta por um conjunto de selos que ilustram seis escolas: o Colégio Mateu Ricci, a Escola Portuguesa de Macau, o Colégio de Santa Rosa de Lima, a Escola Ling Nam, a Escola Pui Tou e ainda a Escola Secundária Pui Ching. Os CTT – Macau consideram que estes edifícios históricos “são excelentes exemplos da conservação do património cultural de Macau”.

      No que diz respeito à emissão dedicada aos 120 anos do BNU, os CTT – Macau revelaram uma emissão composta por um conjunto de quatro selos e um bloco. O design do produto filatélico incorpora, entre outros elementos, o logotipo do 120.º aniversário do BNU, o seu edifício histórico, padrões geométricos de notas bancárias e navios a navegar. O trabalho esteve a cargo do artista Wilson Chi, sendo que o texto da pagela é da responsabilidade do próprio banco.

      A emissão terá 200 mil selos com taxa de 2,50 patacas, 200 mil selos com taxa de quatro patacas, 200 mil com taxa de 4,50 patacas e ainda mais 200 mil com valor de seis patacas. Serão emitidos ainda 200 mil blocos filatélicos da taxa de 12 patacas, bem como 2500 sobrescritos de primeiro dia com selos no valor de seis patacas e 2500 sobrescritos de primeiro dia com bloco filatélico também no valor de seis patacas. Por último, haverá ainda a emissão de 3500 pagelas com uma taxa de sete patacas. O preço desta série vai desde as 17 patacas pelo conjunto de quatro selos até às pagelas com selos por 24 patacas e com bloco filatélico por 21 patacas, passando pelo sobrescrito com selos a 23 patacas e o sobrescrito com bloco a 20 patacas.

      Numa breve nota de imprensa, enviada ao final do dia de ontem às redacções, o BNU diz que “de olhos postos no futuro, continua a defender os valores de confiança, inovação e excelência, e o seu caminho contínuo às orientações do Governo da RAEM para tornar Macau uma cidade inteligente”. No acto de apresentação da emissão filatélica esteve presente Sam Tou, director-executivo do BNU.

       

       

       

      CAIXA

       

      China presente no 13.º Congresso da União Postal da Ásia-Pacífico

       

      O 13.º Congresso da União Postal da Ásia-Pacífico (APPU) teve lugar em Banguecoque, na Tailândia, entre 29 de Agosto e 2 de Setembro. Realizado presencialmente e por videoconferência, o evento contou com a participação dos representantes de 32 países. A delegação da China, composta pelos Correios Nacionais, Grupo dos Correios da China, Correios de Hong Kong e a Direcção dos Serviços de Correios e Telecomunicações de Macau, foi presidida por Zhao Min, subdirector dos Correios Nacionais. Durante o congresso, os principais temas tratados foram os relatórios e programas da APPU sobre a reforma, contabilidade, formação, serviços físicos e comércio electrónico, a integração das cadeias de fornecimento, o Relatório Financeiro de 2021 e o Orçamento de 2023 e a alteração dos regulamentos da APPU. Também no Congresso, após a votação dos países membros, o Doutor Vinaya Prakash Singh, representante da Índia, foi eleito o novo secretário-geral da entidade.

       

      CTT cessa utilização do talão CTT-38

       

      A Direcção dos Serviços de Correios e Telecomunicações de Macau (CTT – Macau) cessou, no passado dia 1 de Setembro, a utilização do talão de aceitação de correio registado em papel, denominado CTT-38. O remetente, a partir de agora, não necessita preencher o talão ao entregar o seu correio registado, sendo o recibo de aceitação de registo enviado por meios electrónicos ao remetente logo após a aceitação. Todos os que pretendem enviar objectos postais – excepto cartas – para todos os países e regiões do exterior, lembraram ontem os CTT – Macau, devem ter “a correspondente declaração aduaneira electrónica e apresentá-la no momento da entrega, mantendo-se inalterado o anterior procedimento aduaneiro”.

       

      PONTO FINAL