Edição do dia

Quarta-feira, 5 de Outubro, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
29.9 ° C
31.9 °
29.9 °
79 %
6.7kmh
20 %
Qua
30 °
Qui
29 °
Sex
29 °
Sáb
28 °
Dom
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Desporto Planeada meia-maratona para a Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau

      Planeada meia-maratona para a Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau

      As autoridades de Hong Kong estão a estudar a viabilidade de realizar uma meia-maratona na Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau no próximo ano. A primeira edição da meia-maratona deverá ser exclusiva para corredores de Hong Kong, mas o plano é alargar o espectro dos participantes a Macau e Zhuhai nos anos seguintes.

       

      Está prevista a organização de uma meia-maratona para a Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau em 2023. As autoridades de Hong Kong estão a estudar a viabilidade da realização desta corrida que, na primeira edição, será em exclusivo para corredores da região vizinha. Nos anos seguintes, o plano é alargar a corrida a Macau e Zhuhai.

      Segundo uma notícia de ontem do jornal South China Morning Post, os responsáveis da área do atletismo da região vizinha estão a ponderar a possibilidade, sendo que será necessário que as autoridades de saúde dêem luz verde à corrida devido às restrições de prevenção da epidemia.

      A primeira edição da meia-maratona terá lugar em Hong Kong, com “ambição a longo prazo de expansão para Zhuhai e Macau no futuro”, indicou a Hong Kong Association of Athletics Affiliates (HKAAA) e marca parceira Manulife. “É com grande prazer que nos associamos à Manulife Hong Kong para realizar esta primeira meia maratona na ponte HK-Zhuhai-Macau”, disse Kwan Kee, presidente da associação.

      “Estamos entusiasmados por a HKAAA estar a tentar alcançar este novo e excitante destino para os corredores de distância. Formar esta parceria e levar avante a nossa ambição comum de acolher esta corrida quando a RAEHK está a celebrar o seu 25.º aniversário é particularmente importante”, indicou a associação, citada pelo jornal de Hong Kong, durante a assinatura de um memorando de entendimento entre as duas partes.

      O CEO da Manulife Asia, Damien Green, explicou que a corrida seria limitada a Hong Kong durante o primeiro ano, com vista à expansão em futuros eventos: “A etapa de Hong Kong desta maratona da Grande Baía deverá ser o primeiro evento realizado, mas temos a ambição a longo prazo de expandir para Zhuhai e Macau no futuro”. “Este evento histórico irá promover grandemente um estilo de vida mais saudável e revigorar a comunidade local, enquanto olhamos para um futuro pós-pandémico”, sublinhou Damien Green.

      Assim, os responsáveis adiantaram que já estavam a ser elaborados os estudos sobre o planeamento, execução, viabilidade e capacidade logística para a organização de uma corrida do género. Para já, não foram dados mais detalhes.

      A ponte tem um comprimento total de 42 quilómetros, estendendo-se de Hong Kong a Macau e a Zhuhai, fazendo desta a mais longa ponte e travessia em túnel marítimo do mundo. A Ponte do Delta foi inaugurada em 2018.

      Este ano, a Maratona de Hong Kong ainda não está confirmada, ainda que a organização tenha apontado a sua realização para 20 de Novembro. A Maratona de Hong Kong realizou-se no ano passado em Outubro, depois de dois anos seguidos sem se realizar devido à pandemia.

       

      PONTO FINAL