Edição do dia

Quarta-feira, 5 de Outubro, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
29.9 ° C
31.9 °
29.9 °
79 %
6.7kmh
20 %
Qua
30 °
Qui
29 °
Sex
29 °
Sáb
28 °
Dom
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade Passageiros que chegam a Macau através do aeroporto vão fazer testes mal...

      Passageiros que chegam a Macau através do aeroporto vão fazer testes mal aterrem

      Os passageiros que chegarem a Macau vindos de avião do exterior vão realizar os testes de ácido nucleico mal o avião aterre no aeroporto. A medida foi anunciada ontem por Lam Chong, director do Centro de Prevenção e Controlo da Doença. As autoridades de saúde também anunciaram novas disposições sobre a realização periódica de testes para os grupos profissionais chave.

       

      Lam Chong, director do Centro de Prevenção e Controlo da Doença, anunciou ontem que, a partir de agora, os passageiros que chegarem a Macau através de avião vindo do exterior vão realizar os testes de ácido nucleico mal aterrem, ainda na pista. A medida tem como objectivo reduzir o tempo de espera pelo resultado dos testes. Anteriormente, os passageiros eram levados para as instalações do Pac On e só então é que eram realizados os testes.

      Segundo explicou o responsável, citado pela TDM Rádio Macau, há agora um veículo itinerante na zona onde ficam os aviões que acabam de aterrar no aeroporto, onde os passageiros fazem os testes à Covid-19.

      Além disso, as autoridades vão permitir que os passageiros vão sendo levados para os hotéis de observação médica à medida que vão saindo os resultados dos seus testes de ácido nucleico. Até aqui, os passageiros só eram levados para os hotéis de quarentena depois de serem conhecidos os resultados de cada residente. O período de espera era de cerca de oito horas.

       

      NOVAS ORIENTAÇÕES PARA TESTES PERIÓDICOS

       

      Ontem, os Serviços de Saúde também actualizaram as orientações sobre a realização periódica dos testes de ácido nucleico para grupos profissionais chave.

      A partir de agora, os condutores de autocarros entre Hong Kong e Macau ou outros veículos que circulem entre as duas regiões têm de fazer teste de ácido nucleico todos os dias. Além destes, também os trabalhadores que prestam serviços nos compartimentos de aviões provenientes de países estrangeiros, de Hong Kong ou de Taiwan também têm de realizar testes diários. O mesmo acontece com tripulações de cargueiros entre Hong Kong e Macau.

      Os trabalhadores que transportam mercadorias provenientes de países estrangeiros, de Hong Kong e Taiwan, os trabalhadores que transportam mercadorias aéreas provenientes do estrangeiro, Hong Kong e Taiwan e as pessoas que têm necessidade de entrar nos compartimentos de aviões que veem do estrangeiro, Hong Kong e Taiwan têm de realizar teste de ácido nucleico de dois em dois dias. Também os trabalhadores dos hotéis de observação médica têm de realizar testes de ácido nucleico de dois em dois dias. O mesmo acontece com trabalhadores que tratem do correio internacional.

       

      VACINAÇÃO AUMENTOU EXPONENCIALMENTE DESDE O SURTO

       

      Tai Wa Hou, coordenador do plano de vacinação, adiantou ontem, no fórum da Rádio Macau em língua chinesa, que a vacinação aumentou de forma exponencial desde o início do surto. Segundo o responsável, o ritmo de vacinação contra a Covid-19 é actualmente de cerca de 2.000 inoculações por dia. Antes do surto, eram vacinadas apenas cerca de uma centena de pessoas por dia. O aumento de vacinações por dia é de 1.400 a 1.900%.

       

      PONTO FINAL