Edição do dia

Sexta-feira, 12 de Agosto, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nublado
26.6 ° C
26.6 °
26.6 °
84 %
1.4kmh
100 %
Sex
28 °
Sáb
30 °
Dom
30 °
Seg
30 °
Ter
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade Zhuhai retira quarentenas para quem chega de Macau

      Zhuhai retira quarentenas para quem chega de Macau

      A partir de ontem, os indivíduos que se deslocarem de Macau para Zhuhai já não terão de cumprir observação médica de sete dias na cidade vizinha. Quem for de Macau para Zhuhai terá apenas de apresentar um certificado de teste de ácido nucleico com resultado negativo emitido nas últimas 24 horas.

       

      Zhuhai anunciou o levantamento da obrigatoriedade de observação médica de sete dias para quem entra vindo de Macau. A medida, que entrou em vigor a partir das 18h de ontem, prevê que quem entra em Zhuhai vindo de Macau tenha apenas de apresentar um certificado de teste de ácido nucleico com resultado negativo emitido nas últimas 24 horas.

      As pessoas que se deslocam a Zhuhai a partir de Macau devem também fazer uma declaração prévia através da plataforma “Saúde Zhuhai”. Segundo um comunicado divulgado pelo Grupo de Trabalho de Prevenção e Controlo Conjuntos Zhuhai – Macau, estes indivíduos têm de fazer dois testes de ácido nucleico no prazo de três dias, sendo que o certificado de teste de ácido nucleico com resultado negativo emitido nas últimas 24 horas para a entrada em Zhuhai conta para o primeiro teste, devendo completar outro teste de ácido nucleico dentro de 48 horas depois da chegada a Zhuhai.

      Nos primeiros três dias após a entrada em Zhuhai, os cidadãos devem circular apenas entre o local de alojamento e o local de trabalho, devendo evitar a utilização de meios de transportes públicos, concentração de pessoas e refeições em grupo.

      As autoridades ressalvam que, para já, o posto fronteiriço das Portas do Cerco está encerrado devido às obras de remodelação do sistema de prevenção de incêndio no antigo átrio deste posto fronteiriço e de instalação dos equipamentos no novo átrio. O posto das Portas do Cerco irá começar a operar normalmente a partir das 6h de amanhã.

      Por outro lado, o horário de funcionamento dos outros postos fronteiriços terrestres entre Macau e Zhuhai, nomeadamente Posto Fronteiriço Qingmao, Posto Fronteiriço de Macau da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, Zona do Posto Fronteiriço de Macau do Posto Fronteiriço Hengqin e Zona Industrial Transfronteiriça Macau-Zhuhai mantém-se inalterado. Já o terminal marítimo do Porto Interior continua encerrado.

      Para quem quer fazer o percurso inverso, as condições de passagem fronteiriça mantêm-se inalteradas, ou seja, apresentação de um certificado de teste de ácido nucleico com resultado negativo emitido nas últimas 48 horas.

      As autoridades explicaram que, a partir de hoje, para entrar em Zhuhai já não vai ser possível utilizar os testes gratuitos feitos nos 53 postos de testes de ácido nucleico de Macau, sendo que os cidadãos terão de marcar os testes para os postos gerais, pagando-os do seu bolso. Durante o dia de ontem, as autoridades de Macau permitiram a utilização dos testes gratuitos.

      A maioria dos postos de teste de ácido nucleico em funcionamento irá prolongar o seu horário de funcionamento: os 24 postos gerais funcionam das 8h à meia-noite; os 17 postos instalados ao ar livre das 7h à meia-noite; os 10 postos localizados em hotéis funcionam das 10h às 13h e das 14h à meia-noite.

      Na conferência de imprensa de ontem, as autoridades sanitárias anunciaram a redução do preço dos testes pagos. O preço de cada teste para passar a fronteira passa a ser de 50 patacas. Anteriormente, o preço era de 55 patacas.

       

      Reforçadas rotas de autocarros para Ponte do Delta e Qingmao

       

      Após o fim das quarentenas para quem vai de Zhuhai a partir de Macau, a Direcção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego (DSAT) anunciou que, após coordenação com as duas operadoras de autocarros, vão ser aumentadas as rotas especiais das carreiras 101X e 102X (101 e 102), a fim de acelerar o desvio de passageiros para os outros postos fronteiriços. O percurso especial da carreira 101 parte da zona de tomada e largada de passageiros no lado leste das Portas do Cerco e vai até à paragem do Posto Fronteiriço de Macau da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, enquanto o percurso da carreira 102 parte da paragem do Posto Fronteiriço Qingmao e vai até ao Posto Fronteiriço de Macau da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau. Em simultâneo, é cancelada a medida do limite de capacidade de 60% de transporte nos autocarros, mas os portadores de código de saúde de cor vermelha e amarela continuarão a ser proibidos de usar autocarros públicos. Todos os passageiros que utilizem os autocarros têm de usar máscara, excepto crianças com menos de três anos de idade.

       

      PONTO FINAL