Edição do dia

Sexta-feira, 24 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
aguaceiros fracos
25 ° C
25.9 °
24.9 °
94 %
4.6kmh
40 %
Qui
25 °
Sex
26 °
Sáb
27 °
Dom
28 °
Seg
29 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioEconomiaBancos reabertos, mas em horário reduzido

      Bancos reabertos, mas em horário reduzido

      As instituições financeiras de Macau vão reabrir a partir desta segunda-feira, mas com horário reduzido, anunciou a Autoridade Monetária (AMCM) da região chinesa, na sequência de uma diminuição diária de casos de covid-19.

      Num comunicado, a AMCM diz que, após diálogo com a Associação de Bancos de Macau e com as associações de seguradoras, decidiu que as instituições financeiras do território podem “manter operações limitadas e disponibilizar serviços financeiros necessários ao público”.

      A partir de segunda-feira, os bancos de Macau poderão abrir algumas das suas sucursais, com horário reduzido, do meio-dia às 17 horas. As seguradoras podem também prestar serviços a clientes, mas apenas após marcação prévia.

      As instituições financeiras devem reforçar a higiene das instalações e exigir aos clientes que apresentem um código de saúde de cor verde e meçam a temperatura antes de poderem entrar, disse a AMCM.

      O território, que tinha registado cerca de 80 casos desde janeiro de 2020, foi atingido em Junho pelo pior surto enfrentado desde o início da pandemia, que infectou mais de 1.700 pessoas, a maioria casos assintomáticos, e provocou seis mortos, todos idosos com doenças crónicas.

      Macau saiu de um confinamento parcial, decretado em 11 de Julho, passando agora para uma fase chamada de “consolidação”, em sintonia com a política de casos zero determinada por Pequim. Nesta fase transitória, além das “sociedades e entidades que prestam serviços públicos essenciais e serviços necessários para garantir o indispensável funcionamento da sociedade”, o Governo vai permitir a operação dos estabelecimentos que “tenham acesso à via pública” e que possam garantir a ventilação do espaço, explicou na quarta-feira a secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, Elsie Ao Ieong. Os casinos, que já abriram à meia-noite de sábado, são a exceção a esta regra.

       

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau